A cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, denunciou a empresa Magazine Luiza após receber um e-mail com injúria racial durante um processo de atualização de cadastro. A mensagem, enviada como confirmação de dados, continha a saudação: “Olá, macaca”.
Segundo Susan, o incidente ocorreu após ela realizar etapas de recuperação de conta por meio do aplicativo da empresa. O processo incluiu o envio de foto de documento e reconhecimento facial. Após finalizar a compra, ela verificou, no dia seguinte, o e-mail de confirmação e se deparou com a mensagem ofensiva.
A cozinheira relatou que todos os e-mails anteriores haviam utilizado seu primeiro nome, Susan, mas o e-mail de confirmação de cadastro apresentou o termo ofensivo. Chocada, Susan denunciou o caso, destacando o impacto emocional do ocorrido.
Em nota, o Magazine Luiza afirmou que o incidente não está relacionado ao processo de biometria realizado pela cliente. A empresa explicou que o procedimento é totalmente digital e automatizado, sem interação humana. Também destacou que as mensagens de confirmação são geradas automaticamente.
A empresa lamentou profundamente os constrangimentos sofridos por Susan e reafirmou seu compromisso com o combate a qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Além disso, informou que o cadastro da cliente foi feito de forma online em 2011 e que tomará providências para vetar palavras inadequadas no preenchimento de cadastros.