Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Prefeito Chico Sardelli anuncia vigilantes nas escolas e pacote de ações de segurança na educação

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta terça-feira (11) um pacote de ações para reforçar e ampliar a segurança na rede municipal de Educação, incluindo a presença de vigilantes nas escolas e a ampliação do patrulhamento escolar feito pela Gama (Guarda Municipal de Americana).

O pacote denominado Núcleo de Segurança Escolar inclui, além dos vigilantes armados e da nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico, tecnologia que permite o acionamento imediato da guarda em caso de emergência, o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, a convocação de quatro psicólogos via concurso público para atuarem na prevenção de casos de violência nas escolas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras (em fase de licitação).

O prefeito Chico Sardelli destacou o empenho de diversos setores da Administração para viabilizar o Núcleo de Segurança Escolar.
“Fizemos um esforço em todos os sentidos para podermos garantir a segurança em nossas escolas de Ensino Fundamental, EMEIs, Casas da Criança e em nossas creches. Tudo o que a municipalidade puder fazer, faremos, porque o maior bem que uma sociedade tem são suas crianças e adolescentes”, declarou o prefeito.

O vice-prefeito Odir Demarchi exaltou a decisão de incluir a presença de vigilantes nas escolas. “Nós sabemos da preocupação de todos os pais e responsáveis e queremos deixar claro que estamos muito empenhados em garantir a segurança de todos”, disse.

O comandante da Gama ressaltou o caráter preventivo das medidas. “Os esforços coordenados pela Administração são basicamente para que não ocorram situações nas escolas, mas vamos estar preparados para responder, caso existam”, garantiu Marco Aurélio da Silva.

O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, destacou o empenho da Administração municipal na adoção de medidas pela segurança nas escolas. “Devemos assegurar o direito de nossas crianças frequentarem nossas escolas em paz. O prefeito foi muito enérgico nesse sentido, a Guarda Municipal vai coordenar esse trabalho e nós faremos as contratações necessárias via secretaria para que as famílias saibam que suas crianças estão na escola recebendo educação de qualidade e em segurança”, destacou.

Além de Chico, Odir, Ghizini e Aurélio, o anúncio contou ainda com a participação do presidente da Câmara Thiago Brochi, dos vereadores Lucas Leoncine, Leco Soares, Silvio Dourado, Pastor Miguel Pires, Marcos Caetano, Dr. Daniel Cardoso, Fernando da Farmácia, Leonora Périco, Juninho Dias, Nathália Camargo, Gualter Amado e Thiago Martins, diversos secretários municipais e do coordenador de Planejamento da Gama, Wendeo Santos.

Medidas anunciadas 

Vigilantes armados nas escolas: a Prefeitura fará a contratação de empresa para fornecer vigilantes para as unidades da rede municipal de Educação.

Botão do Pânico e Tablets nas Viaturas: o aplicativo a ser acionado pelo celular será conectado ao Centro de Controle e Operação Municipal da corporação e, agora, também há tablets presentes nas viaturas, para permitir uma resposta rápida em caso de ocorrências. O treinamento dos servidores sobre as funcionalidades do botão do pânico será iniciado no dia 14, com o início do uso do aplicativo na próxima semana.

Nova Patrulha Escolar: haverá aumento do efetivo diário da Gama, com viaturas dedicadas somente a percorrer o entorno de todas as escolas da rede, prevenindo ações externas.

Convocação de psicólogos aprovados no concurso público: serão chamados inicialmente quatro profissionais para atuarem junto aos alunos da rede, em uma ação preventiva para melhorar o ambiente escolar.

Além disso, a Gama passa a ter contato direto com diretores das escolas através de um grupo de Whatsapp, criado para promover a aproximação entre a segurança pública e a Educação através do acompanhamento do cotidiano escolar.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

18 jun 2024

A Polícia Civil de Americana investiga uma denúncia de agressão contra uma maquiadora ocorrida na madrugada de domingo (16), no

Polícia

17 jun 2024

No período de 7 à 16 de junho de 2024, nas sextas, sábados e domingos, ocorreu a “Festa do Peão

Polícia

11 jun 2024

A Gama (Guarda Municipal de Americana) deteve, nesta terça-feira (11), três homens envolvidos no roubo de uma carreta que transportava

Polícia

10 jun 2024

A Polícia Militar Rodoviária informou o balanço das ações realizadas no entorno do Parque de Eventos CCA (Clube dos Cavaleiros

Polícia

10 jun 2024

O sistema de videomonitoramento da Gama (Guarda Municipal de Americana), a Muralha Digital, auxiliou na identificação de um indivíduo acusado

Polícia

8 jun 2024

Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana realizaram uma operação neste sábado (8) na cidade de Taboão