Redação Jornal Americanense

Ten. Coronel Daniel: Fortalecendo vínculos e promovendo a segurança: Projeto Polícia Militar na Escola por Meio do Esporte

É com grande satisfação que compartilho com vocês um programa inovador e essencial para nossa comunidade: o Projeto Polícia Militar na Escola por Meio do Esporte, que visa promover a aproximação entre a Polícia Militar e a Comunidade Escolar por meio do Esporte. Como comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Americana/SP, é uma honra liderar essa iniciativa em nossa região.

A Polícia Militar tem a missão constitucional de realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. No entanto, entendemos que nossa atuação vai além disso. Para garantir a segurança no ambiente escolar e no seu entorno, desenvolvemos ações por meio dos Programas de Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Além disso, promovemos atividades complementares, como reuniões de pais, campanhas educativas, formaturas cívicas, atividades desportivas, palestras e outras ações que visam aproximar a PMESP da comunidade escolar.

O Projeto de Aproximação por meio do Esporte, tem como objetivos promover o estreitamento das relações entre a Polícia Militar e a Comunidade Escolar, garantir a sensação de segurança aos profissionais, alunos e comunidade escolar e proporcionar a integração dos policiais militares, profissionais da educação, alunos e pais de alunos por meio do esporte promovendo valores como disciplina, respeito, família e patriotismo.

Para atingir esses objetivos, o projeto compreende várias etapas, desde a palestra inaugural até a cerimônia de encerramento com a entrega de certificados. Realizamos um campeonato de futebol de salão entre alunos, seguido por uma prática desportiva entre os alunos e policiais militares. O projeto visa alcançar o maior número de escolas e alunos possível, fortalecendo a interação e promovendo valores como civismo, disciplina e respeito. Em Americana, receberam o projeto a EE Dr. Heitor Penteado, Escola Monsenhor Magi, EE Professora Risoleta Lopes Aranha, EE Pref Antônio Zanaga, EE Prof. Ary Menegatto, EE Profa. Leny Apparecida Pagotto Boer e o SESI.

A escolha das escolas é feita com base em critérios como a incidência criminal no perímetro escolar e a demanda das direções das escolas. Cabe ressaltar que a participação das escolas no projeto é uma decisão discricionária de cada gestor escolar.

A Polícia Militar está comprometida em zelar pela segurança e bem-estar de todos. O Projeto de Aproximação por meio do Esporte é mais uma iniciativa que demonstra nossa dedicação em servir à sociedade e fortalecer os laços de confiança entre a PMESP e a comunidade que juramos proteger.

Artigo: tenente-coronel PM Adriano Daniel, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Americana. O oficial da PM é professor universitário, mestrado e bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Bacharel em Direito, Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

1 mar 2024

Na noite da última quinta-feira (29), um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de recicláveis localizado na Avenida da

Polícia

29 fev 2024

Na tarde desta segunda-feira (26) uma tragédia em São Paulo vitimou fatalmente José Ribeiro, um morador de 60 anos da

Cidades, Polícia

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Polícia

22 fev 2024

Daniel Alves, ex-jogador da Seleção Brasileira, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença

Polícia

21 fev 2024

A vendedora Thamiris Nathalia Rulim, de 32 anos, é a primeira vítima de feminicídio em Piracicaba. Ela foi morta pelo

Polícia

17 fev 2024

Nesta sexta (16) Americana foi palco de um trágico acidente que resultou na morte de Antônio Ivan Moura Caetano, motoboy