Americana retoma ciclo de abertura de unidades de saúde

Entre 2016 e 2017, Omar Najar (MDB) chegou a fechar seis unidades sob justificativa de falta de demanda

Desde o ano passado, a Prefeitura de Americana tem feito uma série de anúncios e entregas de unidades que irão contribuir para a saúde básica do município. Um dos compromissos de campanha do prefeito, Chico Sardelli (PV), a retomada da saúde faz contraste com anos anteriores.

Quem viveu em Americana entre 2015 e 2020 viu um ciclo acentuado de cortes e fechamentos na saúde. A crise financeira do município e a necessidade de redução de custos, sem dúvidas, pesou em muitas ações, mas não foi a única motivação. Em 2016, após estudo, o prefeito Omar Najar determinou o fechamento de seis unidades de uma só vez.

O argumento é que não havia procura que justificasse a manutenção desses locais, que são prédios onde funcionavam as unidades do Jardim Guanabara (UBS), Vila Dainese (UBS), Parque da Liberdade (ESF), Zanaga (ESF), Centro (UBS) e São José (ESF), e que foram fechados. Na época, outras unidades de outros bairros assumiram essas demandas. É público e notório que a saúde, as enormes fila por consultas e a falta de pessoal foram o calcanhar de aquiles do governo Omar Najar até o final. Apesar de conquistas como o novo anexo do Hospital Municipal, as medidas do prefeito anterior foram tímidas e lentas na maior parte do tempo.

Novo ciclo de investimentos

No Governo desde o ano passado, Chico Sardelli entregou o novo prédio do CAPS Infantil em setembro de 2021; a reforma da unidade de saúde do Parque Gramado em marco; a reforma da UBS do Jardim Ipiranga em maio, e a unidade do Mathiensen entregue reforma em junho.

Para os próximos dias está prevista a entrega de reforma na UBS da Vila Galo, e esse ano ainda há previsão de reforma e reativação da Unidade do Jardim Guanabara. Ainda há planos para ativas uma unidade no Guanabara e, em 2023, entregas no Liberdade e no Zanaga.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Política

24 jan 2026

Com a retomada, nesta semana, das sessões da Câmara Municipal de Americana, o jornal conversou com Léo da Padaria (PL),

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Cidades

23 jan 2026

O fim de semana em Americana será marcado por tempo instável, com presença de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e

Anunciar ou recomendar matéria