Pré-candidato à Presidência da República participa de programa de rádio e promove reuniões com integrantes e lideranças partidárias.
Na manhã desta sexta-feira (27), o ex-ministro e pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), chegou a Americana para cumprir agenda de compromissos com aliados políticos e integrantes do partido, além de participar de programa de rádio. A visita está sendo acompanhada pela vice-presidente estadual do PDT, ex-vereadora e atual pré-candidata a deputada federal Maria Giovana.
Originalmente, a visita de Gomes ao município aconteceria no dia 07 de maio. Mas, segundo a assessoria do ex-ministro, questões de logísticas e compromissos com pré-candidatos de outros estados, acabaram adiando o encontro.
Assim que chegou em Americana, o pré-candidato reuniu-se com Maria Giovana em um programa de rádio, onde expôs suas opiniões políticas e partidárias. O candidatou foi questionado sobre a recente pesquisa Datafolha, onde aparece em terceiro lugar nas intenções de voto e respondeu:
“A pesquisa é um retrato do momento e a vida não é retrato. A vida é filme. Se você pegar a imagem de 2014 e de 2018, não disseram nada do que aconteceu. Eu não sou candidato pelo motivo do meu caminho ser fácil, ao contrário. Eu pretendo ser candidato pois é necessário que o Brasil coloque em discussão aquilo que precisa ser discutido. E definitivamente não é essa confrontação de fascismo e comunismo. Eu quero discutir fome, desemprego…”, pontuou em entrevista
Confira a participação de Gomes, na íntegra, na Rádio Notícia FM:
Além de Maria Giovana, Gomes estava acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado de SP, Elvis Cezar (PDT).
Reunião partidária
Ao fim do programa, por volta das 10h30, o pré-candidato, lideranças políticas e integrantes do PDT de toda a região encontraram-se na sede local do partido, para alinhar discursos. Na ocasião, Gomes teceu críticas aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Por fim, agradeceu a todos pelas ações e divulgação do PDT em toda a região, além da presença.
O encontro foi transmitido online nas redes sociais do pré-candidato. Você pode acompanhar, na íntegra, aqui:
Lula, Bolsonaro e Ciro
Gomes é o terceiro pré-candidato à presidência que visita a região. No mês passado, Bolsonaro realizou motociata em Americana. No início de maio, Lula discurso na Vila Soma, em Sumaré; e na Unicamp, em Campinas.
A última passagem do pré-candidato por Americana, foi em 2017, no Teatro Paulo Autran. Na ocasião, palestrou na comemoração dos 11 anos da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo).
Agressão em evento
O adiamento na visita de Gomes à Americana, veio logo após polêmica que o pré-candidato envolveu-se, na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), ocorrido no final do mês de Abril. A ocasião foi marcada pelo embate do político com os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
Em vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver Gomes caminhando entre as estandes dos expositores enquanto é seguido por bolsonaristas. Em certo ponto, o pré-candidato perde a paciência e rebate, chamando-os de “nazistinhas” e, em seguida, desfere um soco contra um dos apoiadores que se aproxima bruscamente. Confira a matéria, e assista ao vídeo, na íntegra clicando aqui.
Na ocasião, a redação do JA entrou em contato com a presidente do PDT de Americana, a ex-vereadora e atual pré-candidata a deputada federal Maria Giovana, que lamentou a agressividade e a falta de espaço para debates políticos na sociedade:
“É lamentável que a atividade política esteja permeada de tanta violência. Isso é reflexo da polarização e falta de espaço para o debate de projetos e políticas concretas. Lamento o ocorrido”, disse.
Foto: Divulgação – ASCOM Ciro Gomes