Devolução de valores do Ameriprev a servidores é questionada por parlamentar

A vereadora Professora Juliana (PT) solicita informações sobre restituição, valores e lista de beneficiados

Requerimento que solicita informações referentes ao processo de devolução de valores do Ameriprev (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana) a servidores públicos foi protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Americana. A autoria é da vereadora Professora Juliana (PT).

Em documento protocolado, Juliana afirma que a 4ª Vara Cível de Americana condenou o Ameriprev a devolver aos servidores municipais valores que teriam sido pagos a mais por eles a título de contribuição previdenciária entre outubro de 2011 e julho de 2017.

Ainda segundo a parlamentar, nesse período os trabalhadores contribuíam pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Ameriprev, com uma alíquota de 11%. De acordo com a decisão judicial, os recolhimentos superavam o limite legal. O valor a ser devolvido é a quantia recolhida pelo Ameriprev que superava o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em justificativa ao pedido de informações (PI), a vereadora afirma que a restituição de valores é “um caso antigo” de Americana e que ainda há muita falta de informação para os beneficiários.

“Após a decisão judicial, nosso mandato começou a ser procurado por servidores que estão em dúvida em relação a quem tem direito a receber algum valor. Fizemos reuniões com o secretário de Administração, Eduardo Flores, com representantes do sindicato dos Servidores e com o superintendente do Ameriprev, Erich Hetzl, para buscar informações e agora estamos solicitando detalhes via requerimento”, conta.

A vereadora questiona o valor total a ser devolvido; solicita a listagem completa de servidores que possuem valores a serem restituídos; qual será a forma de pagamento; quais serão pagos via RPV (Requisição de Pequeno Valor) e quais serão transformados em precatórios; quantos servidores já receberam os valores, entre outras informações relativas aos pagamentos.

Por fim, a parlamentar questiona ainda como foi feita a comunicação para os servidores que têm direito a receber os valores e pergunta qual é o procedimento a ser adotado pelos servidores que queiram consultar se têm direito a receber algum valor. Até a publicação desta matéria, o PI não havia sido respondido.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

5 set 2026

Evento realizado no Americana Hall reuniu autoridades, lideranças políticas, familiares e apoiadores da candidatura do PL à Assembleia Legislativa O

Política

4 set 2026

Faltando um dia para o lançamento oficial da campanha de Franco Sardelli (PL) a deputado estadual, os preparativos entram na

Política

2 set 2026

Medida permite o pagamento voluntário do imposto sem juros, correção monetária e multas até o fim de 2026 A Câmara

Política

1 set 2026

Vice-governador cumpriu agenda em Santa Bárbara d’Oeste e Americana ao lado de Denis, participou de encontros com empresários, lideranças e

Política

31 ago 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL) realiza neste sábado o lançamento oficial de sua campanha. O evento será

Política

30 ago 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL) realizou neste domingo (30) um adesivaço que reuniu apoiadores e lideranças políticas

Anunciar ou recomendar matéria