Neste 27 de agosto Americana celebra seus 149 anos. No calendário de comemorações, o prefeito Chico Sardelli (PL) destaca a entrega de obras importantes nas áreas de saneamento, infraestrutura e lazer. Em entrevista ao JA, o Chefe do Poder Executivo destaca os avanços conquistados nos últimos três anos e meio, perspectiva para o futuro e expectativa para as eleições municipais de 6 de outubro, das quais ele concorre para a reeleição.
Quais são as principais atividades e eventos planejados para celebrar o aniversário de Americana este ano?
Os 149 anos de Americana serão muito bem celebrados com a entrega de obras importantes no mês de agosto, seja na área do saneamento, infraestrutura e lazer. Também teremos a grande festa no portal da cidade, com o Roteiro Gastronômico nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, com show especial do cantor Dilsinho. Será uma festa linda e solidária, com arrecadação de arroz e óleo para o Fundo Social de Solidariedade.
Quais ações estão sendo realizadas para preservar e valorizar o patrimônio histórico de Americana?
Nós concluímos o restauro da Estação Cultura, um importante símbolo do desenvolvimento da nossa cidade, e estamos realizando um trabalho de captação de recursos para restaurar também a Casa Hermann e o Casarão de Salto Grande. São patrimônios muito importantes e que não receberam, ao longo do tempo, o cuidado necessário. É um desafio muito grande, mas que está em nosso radar.
Quais foram os avanços mais significativos na área da saúde durante seu mandato?
Saúde foi nossa prioridade desde o início da gestão. Enfrentamos a pandemia, ampliando os leitos e organizando a vacinação contra a Covid-19 de maneira muito eficaz. Passado esse momento, começamos a investir na reforma de espaços importantes e também na ampliação do número de médicos e enfermeiros para atender à população. Foram 24 obras na saúde, sendo 10 Unidades Básicas de Saúde reformadas ou construídas, a Maternidade do HM, ala 3 e UTI adulto, Núcleo de Especialidades, duas UPAs 24h (São José e Dona Rosa) e a Unacon, que oferece tratamento contra o câncer em Americana, facilitando o acesso a quem mais precisa.
Quais iniciativas foram implementadas para melhorar a educação no município?
A Educação de Americana avançou muito nos últimos quatro anos. Entramos de vez na era digital, mas sem deixar para trás a capacitação dos nossos professores e o lado humano do ensino. Implantamos o Google For Education, as Salas Maker com ensino de robótica, reformamos mais de 10 escolas, criamos o Programa Dinheiro Direto na Escola, que permitiu melhorias estruturais em todas as unidades, e investimos muito em tecnologia, com 800 chromebooks e 200 lousas digitais interativas.
Quais projetos de infraestrutura foram concluídos recentemente e quais estão em andamento?
Americana enfrenta o problema do asfalto há muitos anos, mas nós atacamos essa questão desde o início da gestão. Fizemos o recapeamento de mais de 160 ruas e avenidas, totalizando mais de 800 mil metros quadrados de asfalto novo. Isso representa mais de 100 campos de futebol. Mas não paramos por aí. Conquistamos uma verba importante junto ao governador Tarcísio de Freitas, no valor de R$30 milhões, e iniciamos uma nova fase no recapeamento, que vai totalizar mais 80 vias com asfalto novo. Isso é segurança no trânsito para motoristas e pedestres.
Quais medidas foram adotadas para melhorar a segurança na cidade?
A Guarda Municipal de Americana avançou muito nos últimos quatro anos. Investimos em armamento de ponta, aposentando os revólveres antigos, trocamos toda a frota para T-Cross e Hilux, fornecemos novos uniformes, capacitação, treinamento, e colocamos um guarda municipal em cada escola municipal. Além disso, implantamos a Muralha Digital, que monitora todas as entradas e saídas de Americana, derrubando índices de furto de veículos e elevando o número de capturas de procurados da justiça. Tudo isso é feito no novo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), inaugurado no início de julho.
O senhor é candidato à reeleição, o que o motiva a se candidatar à reeleição?
Ser prefeito de Americana sempre foi um sonho. E o povo de Americana me permitiu realizar esse sonho. Foram quatro anos de muitas conquistas, muito trabalho, muitos avanços e muita dedicação. Entendo que é preciso ter uma continuidade de trabalho, para que Americana não pare. Nossa cidade precisa continuar avançando, no rumo certo, para que projetos importantes não sejam interrompidos. Nós já mostramos que é possível fazer muito, e precisamos de mais tempo para fazer ainda mais.
Quais são suas principais prioridades para um novo mandato, caso seja reeleito?
Vamos continuar investindo na saúde e na infraestrutura. Queremos abrir novas Unidades Básicas de Saúde e ampliar a oferta de médicos. Também vamos continuar o recapeamento, as ações sociais e a humanização na saúde e na educação. A prioridade é fazer Americana continuar avançando, sempre com responsabilidade com os cofres públicos.
Quais são os principais projetos que pretende implementar nos próximos quatro anos?
Vamos atacar alguns problemas antigos da cidade, como a implantação de um novo viaduto sobre a Rodovia Anhanguera e a canalização do córrego da Avenida da Saúde, para acabar com as enchentes naquela região.
Quais foram os maiores desafios enfrentados durante seu mandato e como foram superados?
Sem dúvidas foi a pandemia e tudo que ela acarretou na saúde e na economia. De início, o foco foi salvar vidas, ampliando leitos e fazendo a vacinação. Mas não esquecemos das outras áreas da cidade e do impacto econômico da pandemia. Criamos, assim, o Comitê de Retomada Econômica, que foi fundamental para fortalecer as empresas e a geração de renda na cidade mesmo durante esse período tão delicado.
Quais áreas o senhor identifica como principais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para Americana nos próximos anos?
Nossa cidade tem um potencial muito diverso, seja na área do turismo ambiental e religioso, no ambiente saudável e atrativo para empresas se instalarem, na posição logística privilegiada, nos investimentos que faremos no aeroporto, entre outras áreas.
De que maneira o feedback dos cidadãos tem influenciado suas decisões e políticas?
Eu sempre brinco que, na política, a gente tem que ficar rouco de tanto ouvir. E eu levo isso muito a sério. Atendo dezenas de pessoas no gabinete toda semana, e estou sempre nos bairros aos finais de semana, sempre ouvindo a população, suas queixas, suas sugestões. Isso tudo nos ajuda a tomar decisões de maneira mais assertiva no dia a dia.
Quais medidas foram implementadas para aumentar a transparência na gestão pública?
Nós fortalecemos esse trabalho por meio da Controladoria e da Ouvidoria do município, e cuidamos com carinho das finanças da cidade. Me reúno todos os dias com a secretária da Fazenda, Simone Bruno, e tomamos todas as decisões de maneira muito responsável. Prova disso é que passamos quatro anos com a CND (Certidão Negativa de Débitos) em dia, e tivemos as contas aprovadas todos os anos pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Como tem sido a relação com os governos estadual e federal, e quais parcerias foram estabelecidas para beneficiar Americana?
Minha trajetória como deputado federal e estadual nos ajudou muito. Fiz muitos amigos na política e aprendi os caminhos para conquistar convênios e emendas parlamentares. Isso fez com que Americana recebesse mais de R$100 milhões em investimentos estadual e federal, recursos fundamentais para realizar grandes obras em todas as áreas. Destaco, de maneira especial, nossa amizade com o presidente da Alesp, André do Prado, e com o governador Tarcísio de Freitas. Eles têm sido dois grandes parceiros de Americana nos últimos anos e sou muito grato a eles por isso.