Vereadores aprovam criação do programa “Americana Mais Segura” para integrar câmeras particulares ao sistema da Guarda Municipal

Projeto aprovado por unanimidade prevê integração de videomonitoramento privado ao Centro de Segurança e Inteligência e reforça ações de prevenção e mobilidade urbana

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Americana

A Câmara Municipal de Americana aprovou por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei nº 48/2026, que cria o programa de videomonitoramento integrado “Americana Mais Segura”. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi votada durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (26), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

O projeto prevê a integração de sistemas de câmeras de monitoramento de propriedades particulares ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Guarda Municipal de Americana. Segundo a administração municipal, a iniciativa tem como objetivo ampliar a prevenção de crimes, atos de vandalismo e fortalecer o planejamento estratégico da segurança pública no município.

Além da segurança, o programa também deverá contribuir para melhorias no trânsito e na mobilidade urbana, auxiliar na proteção de espaços públicos e apoiar ações da Defesa Civil em situações emergenciais.

A proposta recebeu aprovação unânime dos vereadores presentes e segue agora para nova votação em segunda discussão antes de ser encaminhada para sanção do Executivo.

Durante a mesma sessão, os parlamentares também aprovaram outros dez projetos de lei, além de 47 requerimentos e 24 moções voltadas a diferentes áreas da administração pública.

Entre os destaques esteve a aprovação do projeto de lei nº 37/2026, de autoria do vereador Gualter Amado, que institui a Política Municipal de Transparência de Obras Públicas. A medida prevê a divulgação, no portal oficial da prefeitura, de informações atualizadas sobre obras municipais, incluindo valores contratados, empresas responsáveis, prazos e percentual de execução.

Também foi aprovada a inclusão da “Caminhada de Conscientização do Autismo”, promovida pela APAE de Americana, no calendário oficial do município.

Outros projetos aprovados envolveram alterações no Plano Plurianual 2026-2029, mudanças na estrutura da Guarda Municipal, cessão de espaços públicos para entidades assistenciais, além de iniciativas voltadas à inclusão social e à transparência no atendimento ao consumidor.

Na pauta dos requerimentos, os vereadores solicitaram informações sobre temas como saúde pública, atendimento a pessoas com TEA, combate à dengue, iluminação pública, trânsito, políticas ambientais, infraestrutura urbana e segurança viária.

Já entre as moções aprovadas, estiveram homenagens a atletas, empresas, entidades sociais e profissionais que se destacaram em ações comunitárias e esportivas no município.

Confira a 19ª Sessão Ordinária na íntegra:


COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

7 jul 2026

Vereadora Roberta Lima afirma que explosões durante final de torneio de crianças representam mau exemplo e defende punição ao clube

Política

7 jul 2026

Há caminhos que mudam de paisagem, mas nunca mudam de destino. Nos últimos anos, o trabalho me levou a Brasília,

Política

26 jun 2026

Um programa nacional que visa reduzir as tarifas de ônibus é um dos trabalhos já iniciados por Denis Andia à

Política

25 jun 2026

Discussão aborda novas regras para instalação de torres, antenas e postes voltados à expansão da tecnologia 5G no município A

Política

24 jun 2026

Durante visita a Santa Bárbara d’Oeste, Tarcísio de Freitas confirmou avanços em projetos de mobilidade na SP-304 O governador de

Política

23 jun 2026

Projetos voltados ao turismo, parcelamento de débitos previdenciários, convênios com o Judiciário e homenagens estiveram entre os principais temas discutidos

Anunciar ou recomendar matéria