Últimas Notícias

Americana promove mutirão de consultas e exames cardiológicos neste sábado

- Advertisement -

Ao todo serão ofertadas 172 consultas, 172 exames de eletrocardiograma e 30 testes ergométricos

A Secretaria de Saúde de Americana vai realizar, no sábado (19), um mutirão de consultas e exames na área de cardiologia. Ao todo serão ofertadas 172 consultas, 172 exames de eletrocardiograma e 30 testes ergométricos. Tanto as consultas quanto os exames estão sendo agendados previamente pelo setor de regulação e todos os procedimentos serão feitos no Núcleo de Especialidades, das 7h às 17h.

O mutirão será conduzido por quatro médicos cardiologistas, contratados por meio de parceria entre a Prefeitura e o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde). No entanto, os atendimentos em cardiologia seguem normalmente durante a semana, ou seja, a Secretaria de Saúde realiza um sistema híbrido de atendimento, sendo em parte na rotina e também por meio dos mutirões.

- Advertisement -

O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera, porém uma das preocupações da Secretaria é quanto às faltas, mesmo havendo confirmação do morador para a consulta. De acordo com o setor de regulação, em algumas situações as faltas chegam a 40% do total agendado e isso acaba gerando prejuízo no atendimento. “A confirmação da consulta é feita por telefone, porém, no dia agendado muitos não comparecem e acaba sobrando vagas que poderiam ser utilizadas por outras pessoas”, disse o secretário adjunto, Fábio Joner.

Desde o início dos mutirões, o município ofertou 467 consultas cardiológicas. Atualmente a fila de espera é de 2.670 consultas, porém ela está sendo revista, considerando que muitos pacientes já foram atendidos por outros meios. “Nós precisamos considerar que esta demanda está reprimida desde 2017, portanto, é fato que muitos já buscaram atendimento fora da rede pública. Nesse caso, o número que temos hoje não expressa necessariamente a realidade, por isso estamos revendo pontualmente a fila, para melhorar o planejamento e dar vazão a ela”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas