Últimas Notícias

Manuela Possente: Pele oleosa precisa de hidratação?

- Advertisement -

Grande parte da população brasileira possui pele oleosa e sofre com isso. Diversos fatores podem influenciar nisso, como fatores genéticos, hormonais, cuidado diário, alimentação, clima, dentre outros.

Quem tem a pele oleosa muitas vezes evita hidratar o rosto, com medo de que fique ainda mais brilhoso. Embora esse tipo de pele tenha, naturalmente, mais oleosidade, também precisa de hidratação na sua rotina.

Um dos maiores mitos sobre a pele oleosa é dizer que ela não precisa ou não pode ser hidratada. Muita gente tem esse pensamento por achar que o uso de hidratante vai estimular formação de espinhas e cravos na região, mas, na verdade, é completamente o oposto disso.

- Advertisement -

Pele oleosa necessita de hidratação para evitar o efeito rebote, em que as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade para compensar o ressecamento momentâneo causado pela lavagem ou por produtos que controlam a oleosidade. Ou seja, sem hidratante, é provável que a sua pele acabe ficando ainda mais oleosa ao longo do dia!

Uma pele hidratada possui aspecto saudável, jovial e firme. Em casos de desidratação, o resultado é uma pele áspera, opaca e sem vida, com descamação e que ressaltam rugas e linhas de expressão. A hidratação evita problemas como descamação, coceira, aspereza e sensibilidade, características de uma pele ressecada.

A rotina de cuidados para quem tem pele oleosa deve sempre começar com uma limpeza. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, com sabonetes adstringentes ou desengordurantes. Deve-se, também, evitar a lavagem em excesso, já que isso pode provocar efeito rebote. Em seguida é preciso aplicar o hidratante.

Os melhores produtos para pele oleosa são aqueles com textura em gel, séruns, fluidos e loções. Além disso, procure especificações na embalagem do dermocosmético, como os termos oil-free (livre de óleos), não comedogênico, toque seco e efeito mate. Ácido hialurônico, aloe vera, creatina, vitaminas e ácido salicílico são alguns dos ativos que estão presentes nas fórmulas e apresentam benefícios extras para a pele. O ácido salicílico é ótimo para o combate da acne. Aloe vera, além de auxiliar na hidratação, controla o excesso de brilho da pele.

Para finalizar, protetor solar com ação controladora de óleo e FPS 30, no mínimo.

A maquiagem do dia a dia também precisa estar de acordo com seu tipo de pele. Novamente, na hora de escolher a base, o corretivo e o pó, prefira produtos oil free e não-comedogênicos.

Ficou com alguma dúvida? Agenda uma consulta com seu dermatologista!

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas