O Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental de Sumaré, em funcionamento desde o início de 2024, já acompanha mais de 200 pacientes, oferecendo suporte contínuo e PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). O espaço conta com psicólogos e enfermeiros, que atendem pessoas com transtornos de gravidade moderada, como ansiedade e depressão.
O serviço é complementar aos atendimentos já realizados pela rede de Atenção Primária (unidades básicas de saúde) e pelos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial).
Além de psicoterapia e psicoeducação, no Ambulatório de Saúde Mental de Sumaré as pessoas com transtornos também são cuidadas com recursos terapêuticos como acupuntura, auriculoterapia francesa, moxaterapia, ventosaterapia, cone hindu, reiki, terapia floral, aromaterapia, musicoterapia e lian gong. Essas práticas integrativas têm como objetivo a promoção e recuperação da saúde, bem como prevenir agravos.
“Este é mais um projeto inovador do qual temos muito orgulho, que reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Um espaço acolhedor, que visa ao cuidado humanizado e a melhoria na qualidade de vida daqueles que enfrentam desafios de saúde mental”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
A unidade fica na Rua Leonor Miranda Biancalana, 104, Jardim Bela Vista, e é “portas abertas”, ou seja, qualquer pessoa com mais de 16 anos que sinta necessidade de acolhimento e orientação, pode procurar o espaço, que funciona em horário estendido: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados até 12h.