Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Americana registra a primeira morte por febre maculosa do ano

Nesta sexta-feira (16), a Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu o laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre um óbito que estava sob investigação, sendo positivo para a Febre Maculosa Brasileira. A vítima, uma mulher de 58 anos, contraiu a doença em uma chácara na cidade vizinha de Limeira.

No dia 4 de junho, a paciente começou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral. No dia 7 ela procurou atendimento médico no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, vindo a falecer no dia seguinte.

A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nove casos suspeitos aguardam confirmação laboratorial. Um deles participou do evento realizado na fazenda Santa Margarida, em Campinas, local das infecções que causaram quatro óbitos.

A prefeitura de Americana informou que a cidade conta, desde 2006, com o PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato), que monitora as áreas de risco e mantém placas de advertência à população, alertando sobre a presença do carrapato-estrela nesses locais.

Os profissionais realizam pesquisa do carrapato-estrela em pontos estratégicos, principalmente margens de rios, córregos e riachos, bem como em toda a orla da Represa Salto Grande, áreas consideradas de risco para a transmissão da febre maculosa brasileira, destacadas a partir da identificação de casos confirmados da doença e locais de infecção.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento firmaram uma parceria para realizar ações de controle e diminuição da população do carrapato-estrela por meio da aplicação de um agente de controle biológico nas áreas de risco do município. A parceria teve início no final do ano passado e terá novas etapas nos próximos meses.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

15 maio 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré entregará nesta sexta-feira (17) às 10 horas, o novo prédio do PA Maria Antônia,

Saúde

15 maio 2024

O deputado estadual Dirceu Dalben participou na última esta quinta-feira (9, junto ao governador Tarcísio de Freitas, da solenidade de

Saúde

15 maio 2024

A nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque das Nações será inaugurada no dia 23 de maio. A unidade passa

Cultura, Saúde

14 maio 2024

A artista plástica Valéria Milanez Scrich vai pintar uma das paredes da nova Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi,

Saúde

13 maio 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está precisando de doadores de todos os tipos

Saúde

8 maio 2024

O Prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (8) para compartilhar que a cidade ganhará um