Americana sedia reunião regional sobre saúde mental

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu, nesta segunda-feira (11), representantes das secretarias de Saúde dos municípios de Morungaba, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Hortolândia para uma reunião regional sobre saúde mental. Também participaram, por meio de videoconferência, os representantes de Indaiatuba e Holambra. A reunião foi coordenada pela diretora técnica do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Adriane Regina Braga.  

Os participantes fazem parte de um grupo condutor da rede de Atenção Psicossocial cujo objetivo é discutir as diretrizes sobre a saúde mental na região. Eles foram recepcionados pelo secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira; pela diretora da Unidade de Atenção Especializada de Urgência e Emergência, Ana Rúbia; e pela supervisora da rede de Saúde Mental, Paula Reimão.

“O encontro é de extrema relevância, pois trata-se de um fórum que discute todas as questões relacionadas à rede de saúde mental dos municípios da região. Nós discutimos neste colegiado os problemas que temos em comum e também as soluções. Com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde e com a união dos municípios, nós seguimos nos fortalecendo e buscando melhorar cada vez mais a saúde da população”, declarou Danilo.

O grupo teve como pauta de discussão a implantação de Residência Terapêutica, além do processo de desinstitucionalização dos pacientes egressos de hospitais psiquiátricos. Também foram discutidas questões sobre os hospitais de custódia e os desafios gerais na rede de saúde mental dos municípios.

“É muito importante as discussões trazidas pelos técnicos da área, pois há muitas questões em comum no âmbito da saúde mental e, trabalhando de forma integrada, conseguimos unir esforços para alavancar os processos e otimizar os serviços da área”, comentou Ana Rúbia. As reuniões do grupo acontecem a cada mês, sendo que Americana foi escolhida para sediar o encontro de setembro. A próxima reunião, em outubro, será em Morungaba.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

4 fev 2026

Uma menina de 8 anos foi levada às pressas ao hospital após sofrer uma overdose ao usar a caneta emagrecedora

Saúde

29 jan 2026

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Anunciar ou recomendar matéria