Redação Jornal Americanense

Americana sedia reunião regional sobre saúde mental

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu, nesta segunda-feira (11), representantes das secretarias de Saúde dos municípios de Morungaba, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Hortolândia para uma reunião regional sobre saúde mental. Também participaram, por meio de videoconferência, os representantes de Indaiatuba e Holambra. A reunião foi coordenada pela diretora técnica do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Adriane Regina Braga.  

Os participantes fazem parte de um grupo condutor da rede de Atenção Psicossocial cujo objetivo é discutir as diretrizes sobre a saúde mental na região. Eles foram recepcionados pelo secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira; pela diretora da Unidade de Atenção Especializada de Urgência e Emergência, Ana Rúbia; e pela supervisora da rede de Saúde Mental, Paula Reimão.

“O encontro é de extrema relevância, pois trata-se de um fórum que discute todas as questões relacionadas à rede de saúde mental dos municípios da região. Nós discutimos neste colegiado os problemas que temos em comum e também as soluções. Com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde e com a união dos municípios, nós seguimos nos fortalecendo e buscando melhorar cada vez mais a saúde da população”, declarou Danilo.

O grupo teve como pauta de discussão a implantação de Residência Terapêutica, além do processo de desinstitucionalização dos pacientes egressos de hospitais psiquiátricos. Também foram discutidas questões sobre os hospitais de custódia e os desafios gerais na rede de saúde mental dos municípios.

“É muito importante as discussões trazidas pelos técnicos da área, pois há muitas questões em comum no âmbito da saúde mental e, trabalhando de forma integrada, conseguimos unir esforços para alavancar os processos e otimizar os serviços da área”, comentou Ana Rúbia. As reuniões do grupo acontecem a cada mês, sendo que Americana foi escolhida para sediar o encontro de setembro. A próxima reunião, em outubro, será em Morungaba.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um