Anvisa manda recolher produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

Anvisa manda recolher produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (7) a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de diversos produtos da marca Ypê após identificar risco de contaminação microbiológica durante inspeções em uma fábrica da empresa em Amparo, no interior de São Paulo.

A medida afeta detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes fabricados pela Química Amparo. Segundo a Anvisa, apenas os lotes cuja numeração termina com o número 1 estão incluídos na determinação.

De acordo com a agência, técnicos encontraram “descumprimentos relevantes” em etapas consideradas críticas do processo produtivo, incluindo falhas nos sistemas de garantia de qualidade, produção e controle de qualidade. A Anvisa afirmou que os problemas comprometem as chamadas Boas Práticas de Fabricação e podem permitir a presença indesejada de microrganismos patogênicos nos produtos.

Entre os itens afetados estão:

Lava Louças com Enzimas Ativas Ypê
Lava Louças Ypê
Lava Louças Ypê Clear Care
Lava Louças Ypê Toque Suave
Lava-Louças Concentrado Ypê Green
Lava-Louças Ypê Clear
Lava-Louças Ypê Green
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
Lava Roupas Líquido Ypê Express
Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
Lava Roupas Líquido Ypê Premium
Lava Roupas Tixan Maciez
Lava Roupas Tixan Primavera
Desinfetante Bak Ypê
Desinfetante de Uso Geral Atol
Desinfetante Perfumado Atol
Desinfetante Pinho Ypê
Lava Roupas Tixan Power Act.

A Anvisa orientou consumidores que possuem os produtos afetados em casa a interromper imediatamente o uso e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para receber instruções sobre o recolhimento.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

7 ago 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza a aplicação de metarriso (nome científico Metarhizium), fungo

Esportes, Saúde

6 ago 2026

Quem pretende participar da Corrida Pela Vida – Legado Vitor Guimarães Barbosa precisa se antecipar. O lote promocional com 15%

Saúde

3 ago 2026

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma um óbito causado por febre maculosa no município

Saúde

3 ago 2026

O que parecia ser apenas uma brincadeira de criança se transformou em um grande susto para a família de Henry,

Saúde

3 ago 2026

O pequeno Nash Keen, reconhecido pelo Guinness World Records como o bebê mais prematuro do mundo a sobreviver, acaba de

Polícia, Saúde

31 jul 2026

Uma mulher de 41 anos morreu após sofrer uma perfuração no intestino durante um exame de colonoscopia realizado no Hospital

Anunciar ou recomendar matéria