Centro de Saúde da Mulher de Nova Odessa completa um ano com mais de 3.600 atendimentos

Centro de Saúde da Mulher de Nova Odessa completa um ano com mais de 3.600 atendimentos

O CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa completou no último sábado (05/04/2025) seu primeiro ano de funcionamento. E o novo serviço já realizou 3.613 atendimentos nas áreas de Ginecologia e Mastologia, além de exames como biópsias e colposcopias e grupo de apoio à Saúde da Mulher. O CRESAM está localizado na Rua Florianópolis, no Jardim São Jorge, e oferece um atendimento humanizado e especializado, sendo referência para as mulheres da cidade.

As mulheres beneficiadas diretamente elogiam o atendimento oferecido no local. Moradora do Jardim Alvorada, Joventina Trevisoli participa do grupo da menopausa e relata que tem aprendido muito. “Acho maravilhoso ter um espaço destinado à saúde da mulher”, disse.

Para Márcia Botasso, moradora do próprio Jardim São Jorge, “o CRESAM é como uma casa para mim. Faço aulas de pilates, participo dos encontros sobre menopausa e sou acompanhada em todas as etapas da saúde feminina. Todos os profissionais são atenciosos”, elogiou.

Durante este primeiro ano, a o CRESAM realizou 917 atendimentos ginecológicos e 643 com mastologistas, além de 80 DIUs (Dispositivos Intrauterinos, sendo 45 de cobre e 35 do tipo Mirena). O local também já atendeu a três grupos de apoio à menopausa, com cerca 60 mulheres no total, acompanhadas por uma equipe formada por ginecologista, fisioterapeuta e psicóloga.

Na área de Planejamento Familiar, 143 famílias já foram atendidas e encaminhadas pela equipe do CRESAM para cirurgias de vasectomia ou laqueadura. O grupo de Pilates atendeu cerca de 90 mulheres e o Programa Saúde da Mulher realizou 40 atendimentos. Foram realizados 40 exames de biópsia e colposcopia e 1.600 mulheres passaram por uma triagem inicial.

Para o secretário municipal de Saúde, Lucas Bento, “é muito importante estarmos comemorando um ano do CRESAM”. “Temos aqui um atendimento especial para as mulheres, com acompanhamento e tratamento da saúde feminina como um todo. O CRESAM é formado por profissionais capacitados que atuam com foco em doenças da mama, menopausa, colocação de DIU, entre outros”, destacou o médico.

Coordenadora do CRESAM, Cristiane Mareschi destacou a importância do serviço exclusivo voltado às mulheres dentro da Rede Municipal. “Hoje, temos um trabalho que vem crescendo, com grupos de Pilates, atendimentos com fisioterapeutas, psicólogos e mastologistas. É um olhar voltado para um público que, por muito tempo, não teve atendimento especializado”, explicou.

Para a ginecologista Gizeli Warner Sgrott, “é uma alegria de estar participando deste marco em Nova Odessa”. “É muito importante termos um espaço onde as mulheres sabem que serão ouvidas e terão seus problemas de saúde tratados com respeito e atenção”, disse a médica.

“É um orgulho para mim e para meu vice-prefeito Mineirinho (Alessandro Miranda), bem como para toda a equipe gestora da Saúde Municipal, sabermos que pegamos esse prédio com obras incompletas e paralisadas em 2021, sem a verba que tinha sido destinada para a construção, e que trabalhamos para concluir o CRESAM com recursos próprios. E hoje centenas de mulheres são atendidas com dignidade aqui todos os meses. É para isso que aceitamos essa missão: para fazer sempre o melhor para a nossa população”, completou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria