Hospital Municipal de Americana implanta sistema de atendimento emergencial para dor no peito

Hospital Municipal de Americana implanta sistema de atendimento emergencial para dor no peito

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, implementou um novo serviço de atendimento emergencial direcionado especificamente a pacientes com dor torácica (dor no peito). A iniciativa visa agilizar o diagnóstico e o tratamento de condições que podem indicar problemas cardíacos graves.

“A dor torácica pode ser sintoma de várias condições, incluindo o infarto agudo do miocárdio. É fundamental que esses pacientes recebam atenção imediata. Com a implantação desse atendimento emergencial, buscamos não apenas diminuir o tempo de espera, mas garantir um atendimento de qualidade que pode salvar vidas”, ressalta o cardiologista e diretor técnico do hospital, Dr. José Carletti Júnior.

Esses casos são priorizados pelo protocolo de atendimento idealizado pelo Dr. Caio Seabra, coordenador médico do Pronto-Socorro adulto, junto aos enfermeiros Rafael Rodrigues, coordenador da Emergência do HM, e Marcelo Lima. O novo serviço prevê a realização rápida de eletrocardiogramas (ECGs) e exames laboratoriais, essenciais para identificar a causa da dor imediatamente.

A abordagem é iniciada na retirada da senha com o controlador de acesso, por meio de um sistema de triagem que possui uma tecla específica para pacientes com dor no peito. Dessa forma, os atendimentos começam imediatamente após a solicitação, resultando em uma redução significativa no tempo de espera.

Para contribuir com a identificação precoce do infarto, a recepção do PS conta com um banner informativo sobre os sintomas. Além disso, o hospital destaca a importância da educação em saúde, incentivando a população a procurar os serviços de emergência assim que sentir dor no peito.

“A implantação desse protocolo representa um avanço importante para a saúde da nossa população. Estamos investindo em processos que priorizam a vida, garantindo que pacientes com sintomas potencialmente graves, como a dor no peito, recebam atendimento rápido e eficaz”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria