Programa institui a criação de um banco de dados regional com o objetivo de guiar e facilitar a tomada de decisões conjuntas
Os prefeitos dos municípios integrantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) assinaram nesta terça-feira (17) o acordo de cooperação técnica com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes, para a criação de um banco de dados regional com o objetivo de guiar e facilitar a tomada de decisões conjuntas. O prefeito de Americana, Chico Sardelli, participou da reunião de trabalho realizada em Holambra, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz.
O Instituto Cidades Inteligentes vai promover o regramento para a utilização desses dados regionalizados pela gestão pública, respeitando os marcos legais estabelecidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações, e oferecendo subsídios às prefeituras para o desenvolvimento de projetos.
“Americana vai utilizar este banco de dados para antecipar caminhos e oferecer programas alinhados ao desejo e às necessidades da sociedade. E faremos isso utilizando informação técnica de forma inteligente e humana”, destacou o prefeito Chico Sardelli.
Ainda durante o encontro, o secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, apresentou o potencial do turismo na RMC como vetor da economia regional, estadual e nacional.
Americana está inserida na Região Turística Bem Viver, ao lado dos municípios de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, e figura entre as cidades da Rota Gastronômica estadual, além de ter participado recentemente do Seminário do Programa SP Ecoaventura, desenvolvido com o objetivo de melhorar as diretrizes de segurança de empreendimentos que trabalham com turismo de aventura no interior do estado.
“Queremos desenvolver ainda mais o potencial turístico de nossa cidade. Temos muito a oferecer aos turistas, que encontram em Americana a tranquilidade da natureza aliada à comodidade e aos bons serviços de grandes metrópoles”, declarou o prefeito, que quer audiência com Lummertz para apresentar novas propostas.