Datena lidera corrida eleitoral para o Senado paulista, aponta levantamento

O apresentador abriu vantagem de 7 pontos acima do segundo colocado.

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Paraná, indica o apresentador José Luis Datena (PSC) como principal indicado ao Senado paulista. Outros nomes conhecidos aparecem entre os mais indicados.

Com a proximidade das das Eleições 2022, cada vez mais institutos de pesquisas fazem e liberam pesquisas com a intenção de votos para os mais diferentes cargos. Recentemente, o Datafolha divulgou o mais recente levantamento para cargo da Presidência da República. A corrida pelo cargo de governador do estado de São Paulo também foi divulgada recentemente. Agora, chegou a vez dos representantes de SP no Senado.

O instituto levou em conta os principais apontados pelos eleitores. Além do apresentador Datena, nomes conhecidos e de destaque na imprensa nacional aparecem, entre eles o do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil); a médica e defensora do uso da cloroquina contra covid, Nise Yamaguchi (PTB); o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB); e o ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf (Republicanos).

O instituto levou em conta o pronunciamento de 1880 eleitores paulistas, ouvidos entre os dias 22 e 26 de maio. O cenário apresentou aos eleitores todos os pré-candidatos ao Senado, representando São Paulo.

Na ocasião, Datena aparece com 22,3%, 7 pontos acima do segundo colocado. Em segundo lugar, há o empate técnico entre três pré-candidatos: o ex-juiz Moro, com 16,5%; França com 13,2%. e Carla Zambelli (PL), com 11,9%.

Apesar de alcançar bons números como pré-candidato, atualmente França se apresenta como concorrente ao cargo de governador do Estado de SP. Contudo, há movimentações e conversas entre seu partido e o PT, para unirem forças. Se aceito, França apoiaria Fernando Haddad (PT) para o cargo de governador, enquanto o petista o apoiaria para o cargo no Senado.

Confira os resultados:

Datena (PSC) – 22,3%
Sérgio Moro (União Brasil) – 16,5%
Márcio França (PSB) – 13,2%
Carla Zambelli (PL) – 11,9%
Paulo Skaf (Republicanos) – 6,1%
Janaína Paschoal (PRTB) – 6,1%
Aldo Rebelo (PDT) – 1,2%
Nise Yamaguchi (PTB) – 1,1%
Heni Ozi Cukier (Podemos) – 1%
Ricardo Mellão (Novo) – 0,3%
Não sabe ou não respondeu – 6,9%
Nenhum, branco ou nulo – 13,6%

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01735/2022.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política

21 out 2025

Os vereadores Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Brasil

16 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que está em estado vegetativo após um mau súbito nos Estados Unidos em setembro

Política

15 out 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à

Brasil

14 out 2025

Um incêndio no Paraná provocou, nesta terça-feira (14), um apagão que atingiu 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. A

Anunciar ou recomendar matéria