Últimas Notícias

Fernando Haddad lidera disputa pelo Governo do Estado de SP, aponta pesquisa

- Advertisement -

Em recente levantamento, o petista abre ampla vantagem de 10 pontos do segundo colocado.

Com a proximidade das Eleições 2022, cada vez mais institutos de pesquisas fazem e liberam pesquisas com a intenção de votos para os mais diferentes cargos. Recentemente, o Datafolha divulgou o mais recente levantamento para cargo da Presidência da República. Nesta segunda-feira (30), o Instituto Paraná divulgou os números da corrida ao cargo do Governo do Estado de São Paulo. Nele, Fernando Haddad (PT) aparece em primeiro lugar.

O instituto realizou pesquisas em três cenários diferentes. Em todos, o ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à presidência em 2018, Haddad, lidera as intenções de voto.

Primeiro Cenário

- Advertisement -

Considerando o nome de todos os pré-candidatos, Haddad conta com 28,8% dos votos e está em primeiro lugar. Em segundo lugar estão, tecnicamente empatados, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB). França pleiteou o cargo em 2018 e teve disputa acirrada, que culminou com a vitória de João Dória (PSDB).

O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) aparece em quarto lugar, seguido pelo ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSD).

Confira as intenções de voto:

Fernando Haddad (PT) – 28,6%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 17,9%
Márcio França (PSB) – 17,7%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 7,3%
Felício Ramuth (PSD) – 1,2%
Gabriel Colombo (PCB) – 1,1%
Não sabe ou não responderam – 8,6%
Nenhum, branco ou nulo – 16,4%

Demais pré-candidatos: Vinicius Poit (Novo), Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cezar (PDT) e Altino Júnior (PSTU), não pontuaram 1%.

Segundo Cenário

O instituto também levou em conta um cenário onde França não fosse pré-candidato. Recentemente, há conversas de bastidores que apontam a possibilidade do político desistir da concorrência, mas sem confirmações ou negativas por parte do mesmo ou de seu partido. Confira abaixo o resultado da disputa:

Fernando Haddad (PT) – 34,5%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 21,7%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 10,5%
Não sabe ou não respondeu: 10,2%
Nenhum, branco ou nulo – 23,1%

Terceiro Cenário

No último cenário foram considerados os nomes de Haddad, Freitas e Garcia, caso esteja explícito o apoio e participação em campanha dos principais líderes dos partidos que pertencem. Confira os resultados.

Fernando Haddad (PT), com apoio de Lula (PT) – 35,3%
Tarcísio de Freitas (Republicanos), com apoio de Jair Bolsonaro (PL) – 31%
Rodrigo Garcia (PSDB), com apoio de João Dória (PSDB) – 11,5%
Não sabe ou não respondeu: 6,3%
Nenhum, branco ou nulo – 16%

O instituto ouviu 1.880 eleitores paulistas nos dias 22 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas