‘As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio’, afirma o presidente dos EUA

Mais cedo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, também rechaçou os acontecimentos em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou “o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil” após grupos radicais atacarem as instalações dos Três Poderes em Brasília. Em publicação no Twitter, o líder norte-americano reforçou apoio às instituições democráticas e ao governo Lula.

“As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser abalada. Estou ansioso para continuar trabalhando com @LulaOficial”, publicou Biden.

Mais cedo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, também rechaçou os acontecimentos em Brasília.

Disse ainda que se junta ao presidente Lula para pedir o fim imediato das ações violentas contra as instituições democráticas brasileiras, que classificou como inaceitáveis.

Parlamentares dos EUA criticam presença de Bolsonaro no país

Parlamentares norte-americanos criticaram, neste domingo, 8, a estadia do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro no país. O democrata Joaquin Castro, representante do Texas, pediu a extradição do ex-presidente, que está hospedado na Flórida.

“Ele é um homem perigoso. Deveriam mandá-lo de volta para seu país natal, o Brasil”, afirmou o membro da Câmara dos Representantes. “Apoio o presidente Lula e o governo democraticamente eleito no País”, diz ainda a postagem, que conta com o apoio de outros políticos democratas.

Assim como a mídia internacional, Castro relacionou os ataques promovidos neste domingo em Brasília com a revolta de apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 2021.

“Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, disse Castro.

Na mesma linha, Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, publicou que dois anos depois do ataque ao Capitólio, “vemos fascistas tentando fazer o mesmo no Brasil”.

Na publicação, defendeu também a solidariedade a Lula e o fim do “refúgio” dos EUA a Bolsonaro. A postagem da democrata, ativa nas redes sociais, pouco antes do fechamento deste texto, somava cerca de 75 mil curtidas e 16 mil compartilhamentos.

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou “o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil”.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

3 mar 2026

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram em primeira discussão por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira

Política

27 fev 2026

Desde que assumiu a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, ligada ao Ministério das Cidades, Denis Andia passou a conduzir uma

Política

26 fev 2026

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga possíveis irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social aprovou a quebra de

Política

25 fev 2026

O ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e atual secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, teve papel de destaque no

Política

24 fev 2026

Projeto do prefeito Chico Sardelli amplia jornada, muda atribuições e eleva salário-base da categoria; votação teve críticas duras, ameaça de

Política

24 fev 2026

Sessão teve 27 proposituras aprovadas, mais de 300 indicações ao Executivo e debates que travaram projetos sobre fogos de artifício

Anunciar ou recomendar matéria