O projeto Cine Biblioteca, realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), segue apresentando filmes indicados ao Oscar 2023, dentro de sua programação semanal de exibição. Desta vez, o público poderá assistir “Os Fabelmans” e “Os Espíritos de Inisherin”, além do filme “Ressurreição” – já entrando no clima da Páscoa.
O Cine Biblioteca exibe filmes gratuitamente às quartas-feiras, sempre às 14 horas. A programação de abril começa no dia 05, com a exibição de “Ressurreição” (2016), de Kevin Reynolds, que também dirigiu “O Conde de Monte Cristo” (2002). Em Ressurreição, acompanhamos a jornada de descobrimento da fé do centurião romano agnóstico interpretado por Joseph Fiennes, enviado por Pôncio Pilatos a Jerusalém para apurar rumores de que Jesus de Nazaré ressuscitou. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, seu ceticismo quanto ao evento milagroso começa a desaparecer. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.
No dia 12, é a vez do indicado a sete Oscars “Os Fabelmans” (2022), de Steven Spielberg. O aclamado diretor apresenta uma obra intimista baseada em sua própria história ao acompanhar a família do jovem Sammy Fabelman, que descobre ainda pequeno a paixão por criar filmes. A produção foi indicada nas categorias de Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Trilha Sonora e Design de Produção. A classificação indicativa é 14 anos.
A programação se encerra no dia 26 com a exibição de “Os Banshees de Inisherin” (2022). O enredo da comédia dramática se desenrola na fictícia ilha de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa, quando dois amigos deixam de ser próximos inesperadamente, por decisão de um deles. A produção irlandesa estrelada por Colin Farrell e Brendan Gleeson teve nove indicações ao Oscar 2023, incluindo a categoria de Melhor Filme. A censura é de 16 anos.
A Biblioteca Municipal “Professora Jandyra Basseto Pântano” fica na Praça Comendador Mülller, 172, no Centro, e é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3461-9157.