A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), da Prefeitura de Americana, adquiriu duas máquinas para a pintura de guias e sarjetas das vias. Os equipamentos são de demarcação viária airless, com pistola de alta produtividade, indicados para serviços de pequeno e médio portes.
“Além de proporcionar limpeza, boa visibilidade e segurança, essa máquina transformou a execução deste trabalho. Antigamente, era realizado manualmente pelos servidores, com cal e brocha. Já a máquina, utiliza a tinta látex, aumentando a durabilidade da pintura e a produção”, ressaltou o secretário de Obras, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
Manualmente, era realizada por dia, aproximadamente, a pintura de um a dois quilômetros de guias e sarjetas. Com os equipamentos é possível fazer o serviço em cerca de nove quilômetros diários, diminuindo consideravelmente o tempo de trabalho nas vias.
As novas máquinas já passaram pelas avenidas Padre Oswaldo Vieira de Andrade e Antônio Pinto Duarte. Além das guias e sarjetas, também estão sendo pintados os canteiros centrais das vias e postes de iluminação pública.
“O nosso objetivo é pintar toda a cidade, começando pelas ruas e avenidas com os maiores fluxos de veículos e pedestres, além das vias e bairros que estão sendo recapeados”, disse o secretário. A Prefeitura de Americana investiu R$ 36 mil na aquisição das máquinas.