Americanense Helena Campos é honrada com título de Comendadora em cerimônia da Heráldica

No último dia 8 de novembro, a escritora americanense Helena Campos foi homenageada pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, uma entidade sem fins lucrativos com 64 anos de história, dedicada à medalhística e que conta com 382 ordens honoríficas. A cerimônia ocorreu no salão nobre do Palácio Anchieta, reunindo diversas personalidades, incluindo o 9° Batalhão da Polícia Montada.

A distinção foi concedida a Helena Campos em reconhecimento ao seu destacado desempenho na área do Direito de Família e Sucessões, bem como por sua contribuição como escritora. A indicação foi feita pelo Grão-Mestre Presidente da entidade, que a escolheu para compor a mesa de honra e a egrégia comissão de outorga.

“A composição do quadro social da entidade, ao longo desses 64 anos, nasceu através das indicações. Porque depreende-se que, a pessoa que indica conhece o indicado, não só na área acadêmica quanto profissional, mas enquanto ser humano, enquanto pessoa, e também um alinhamento de perfil. Isso significa que quem está ali na composição da mesa de honra, quem está ali compondo a egrégia comissão de outorga então, é acima da média até mesmo daqueles que são agraciados, justamente por já terem passado pelo crivo seletivo”, comentou Helena ao JA.

O título conferido a Helena é o de Comendadora, um título nobiliárquico cavalheirístico sob o sodalício da Heráldica. No âmbito feminino, o título é concedido em grau de lisonja, pertencendo à soberana ordem de Saint-Yves d’Alveydre, que tem como patrono os advogados, sendo o Chanceler Decano o excelentíssimo senhor doutor Dom Ives Granda da Silva Martins.

“A escrita sempre esteve muito presente na minha vida, escrever um livro sempre foi um grande sonho, então hoje tenho uma newsletter, onde escrevo sobre a vida, através das minhas vivências. E escrever é a minha forma de registrar a vida, de me fazer sentir a vida”, afirma a escritora.

No momento, Helena Campos está escrevendo o seu primeiro livro. Ela também compartilha suas crônicas semanalmente através da newsletter “Fui Escrever” (fuiescrever.substack.com).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

13 nov 2025

O Centro de Cultura e Lazer (CCL) recebe, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a primeira edição do festival de

Cultura

13 nov 2025

A estudante do 9º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Florestan Fernandes, Melissa Mozocatto Falchet, foi

Cultura

13 nov 2025

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe, neste sábado (15), às 20h, e domingo (16), às 18h30, o espetáculo

Cultura

12 nov 2025

A Mostra Artística Cultural, marcada para este sábado (15) e domingo (16), traz novamente a Americana um dos mais antigos

Cultura

12 nov 2025

Começou nesta terça-feira (11) a montagem da estrutura para a primeira edição do festival de música gospel Celebra Americana, que

Cultura

11 nov 2025

Transformar Hortolândia em uma grande exposição de grafite a céu aberto. É com essa proposta que a Prefeitura realiza o

Anunciar ou recomendar matéria