Janeiro de 2025 quebra recorde e se torna o mês mais quente já registrado no planeta

Janeiro de 2025 registrou a temperatura média global mais alta já registrada para o mês, atingindo 13,23°C, conforme dados do Serviço de Mudança Climática Copernicus (C3S). Este valor representa um aumento de 1,75°C em relação aos níveis pré-industriais e é 0,79°C superior à média de janeiro entre 1991 e 2020.

A Europa experimentou seu segundo janeiro mais quente, com uma temperatura média de 1,80°C, 2,51°C acima da média de 1991-2020. As regiões mais afetadas foram o sul e o leste do continente, incluindo a Rússia Ocidental. Em contraste, algumas áreas, como Islândia, Reino Unido, Irlanda, norte da França e norte da Escandinávia, apresentaram temperaturas abaixo da média.

Fora da Europa, temperaturas acima da média foram registradas no nordeste e noroeste do Canadá, Alasca, Sibéria, sul da América do Sul, África, grande parte da Austrália e Antártida. Regiões como Estados Unidos, partes da Rússia Oriental, Península Arábica e Sudeste Asiático continental apresentaram temperaturas abaixo da média.

No Ártico, a extensão do gelo marinho atingiu seu menor valor para o mês de janeiro, 6% abaixo da média, indicando uma redução significativa na cobertura de gelo da região. Esses dados reforçam a tendência de aquecimento global contínuo, destacando a necessidade urgente de ações para mitigar as mudanças climáticas e seus impactos ambientais.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo, Política

11 dez 2025

Um homem de 38 anos protagonizou uma cena digna de comédia natalina em Galatone, na Itália. Para fugir da polícia,

Mundo

9 dez 2025

Um menino de 10 anos que estava desaparecido desde sexta-feira (5) foi encontrado vivo neste domingo (7), na Turquia, após

Mundo

11 nov 2025

Marie Pearl Zellmer Robinson entrou para o Guinness World Records por um motivo inusitado: ela tem a maior boca do

Mundo

10 nov 2025

O eclipse solar mais longo do século 21 ocorrerá no dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno deve durar

Mundo

4 nov 2025

Uma mãe viveu um momento de dor e esperança ao abraçar o filho prematuro acreditando que seria a última vez.

Mundo

3 nov 2025

Uma jovem colombiana de 22 anos, identificada como María José Ardila, morreu nesta quinta-feira (30) após sofrer coma alcoólico ao

Anunciar ou recomendar matéria