Descontos Indevidos: Correios atenderão a aposentados e pensionistas

Cumprindo sua missão de garantir proteção social aos cidadãos, especialmente nos momentos de maior vulnerabilidade, o Instituto adere à campanha para que os pacientes oncológicos usufruam dos seus direitos e conheçam os benefícios que podem ser solicitados no INSS.

A partir da próxima sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seu benefício.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital.

É possível conferir a lista de agências no site dos Correios, na seção “Central da Informações”. Outras informações também podem ser consultadas através da Central de Atendimento 135.

Para quem é esse atendimento?

  • Se você tem dificuldade com internet ou telefone, o atendimento presencial é a melhor opção para você;
  • Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir à uma agência dos Correios.

O que levar para ser atendido?

  • Apenas um documento de identificação oficial;
  • Não é preciso levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
    Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados;
  • Reconhecer a autorização de algum desconto;
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Qual o prazo para buscar o atendimento?
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. Não será preciso se preocupar em ir logo no início.

E quem mora longe de uma agência?
O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!

Alerta importante!
Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:

  • Pelo aplicativo Meu INSS;
  • Pelo site do INSS;
  • Pela Central 135;
  • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios.

Se tiver dúvidas, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

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