Hortolândia abre inscrições para 5ª Conferência Municipal de Cultura

Hortolândia abre inscrições para 5ª Conferência Municipal de Cultura

Profissionais do setor e a população vão poder propor ideias e demandas no segmento artístico-cultural de Hortolândia. Isso poderá ser feito na 5ª Conferência Municipal de Cultura (CMC), que será promovida pela Prefeitura. A Secretaria de Cultura abriu as inscrições para o evento, que devem ser feitas por meio deste LINK. O prazo de inscrição termina em 19/11. Quem não conseguir ou perder o prazo, poderá se inscrever no dia da conferência. De acordo com a Secretaria de Cultura, a conferência está prevista para ser realizada em 30/11.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a 5ª CMC acontecerá em três etapas:

– Fórum Setorial de Cultura, a ser realizado no dia 25 deste mês, às 19h, em formato online pela plataforma Zoom

– Pré-Conferência de Cultura, a ser realizada em 23/10, às 19h, em formato online pela plataforma Zoom

– Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada em 30/11. Nesta etapa, serão realizadas as plenárias nas quais será feita a votação das diretrizes encaminhadas ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e à Secretaria de Cultura

Quem fizer a inscrição, receberá os links para participar do Fórum e da Pré-Conferência.

FÓRUM

De acordo com a Secretaria de Cultura, o fórum terá caráter mobilizador e propositivo, a fim de garantir a presença e a representatividade dos vários segmentos artísticos-culturais em todas as etapas da conferência.

Os Grupos de Trabalho do fórum serão organizados e divididos nos segmentos abaixo:

– Pontos de Cultura

– Manifestações e Expressões Culturais de Rua

– Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

– Artes Plásticas

– Dança

– Circo

– Música

– Cultura digital, software livre, gamers, youtubers e influencers

– Artes Visuais

– Audiovisual

– Livro, Leitura e Literatura

– Economia da Cultura

– Produção Cultural

– Técnicos da cadeia produtiva  da cultura, tais como DJ, iluminador, cenógrafo, dentre outros

– Poder Público

Os Grupos de Trabalho poderão ser reorganizados, conforme a quantidade de representantes por segmento, para facilitar os debate e a construção de diretrizes.

PRÉ-CONFERÊNCIA

A Pré-Conferência Municipal de Cultura terá caráter mobilizador, propositivo e consolidativo, na qual serão consideradas as propostas oriundas do fórum. Nessa etapa, haverá debates das propostas, que serão aperfeiçoadas e encaminhadas à 5ª CMC.

Na Pré-Conferência, as propostas serão organizadas nos seis eixos temáticos, que foram discutidos na Conferência Nacional de Cultura, em 2024:

– Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura

– Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social

– Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória

– Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

– Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

– Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais

CONFERÊNCIA

Na 5ª CMC serão feitas a avaliação e a votação das cinco propostas principais debatidas em cada eixo temático. Com isso, serão definidas um total de 30 propostas, que irão compor o planejamento e os indicadores da Secretaria de Cultura.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

12 nov 2025

Começou nesta terça-feira (11) a montagem da estrutura para a primeira edição do festival de música gospel Celebra Americana, que

Cultura

11 nov 2025

Transformar Hortolândia em uma grande exposição de grafite a céu aberto. É com essa proposta que a Prefeitura realiza o

Cultura

10 nov 2025

A primeira edição do Festival de Literatura de Americana (FLIAM) atraiu cerca de 4 mil pessoas ao Centro de Americana

Cultura

10 nov 2025

Realizada pela primeira vez no interior do Estado de São Paulo, a mostra tem entrada gratuita e será aberta nesta

Cultura

7 nov 2025

O festival de música gospel Celebra Americana, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro no Centro de Cultura

Cultura

5 nov 2025

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe neste sábado (8), às 20h, o espetáculo de balé “No Mundo dos

Anunciar ou recomendar matéria