
Suspeito de 27 anos foi detido durante a Operação Impacto; drogas e dinheiro foram localizados nas proximidades do local da abordagem
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do CPI-9 – 19º BPM/I – 2ª Companhia, prendeu um homem por tráfico de drogas no início da tarde desta sexta-feira (13), no Jardim Santa Fé, em Santa Bárbara d’Oeste.
De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, a equipe ALPHA, composta pelo cabo PM Penachioni e pelo soldado PM Aires, realizava patrulhamento preventivo pela Rua Thiago Azevedo dos Santos, durante a Operação Impacto, quando recebeu denúncia anônima informando que um indivíduo trajando camiseta preta e bermuda tactel estaria comercializando entorpecentes nas imediações do número 40, mantendo as drogas escondidas próximo à via.
No local indicado, os policiais abordaram o suspeito, identificado como Henrique da Silva Vergel, 27 anos, ajudante geral. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, em varredura nas proximidades, os militares localizaram determinada quantia em dinheiro e 15 porções de cocaína, 17 porções de crack e 8 porções de maconha, todas fracionadas e embaladas para comercialização.
Diante da fundada suspeita, reforçada pela denúncia e pela localização dos entorpecentes, foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo pelo crime de tráfico de drogas. A ocorrência contou com apoio da equipe CGP ALPHA, composta pelo 1º sargento PM Moura, soldado PM Bastos e soldado PM Michel, além da viatura I-19203, com os soldados PM Motta e PM Samuel.
O indiciado foi conduzido ao 2º Distrito Policial do município, onde o delegado de plantão, Yan Loui Adania de Queiroz, ratificou a prisão e determinou a lavratura do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil por averiguação de tráfico de drogas.
Após ser ouvido, o indivíduo assinou termo referente à transação penal e foi liberado, permanecendo à disposição da Justiça para as providências cabíveis.
Moradores da região relatam, de forma recorrente, insatisfação com situações semelhantes. Segundo denúncias frequentes, há sensação de impunidade quando indivíduos detidos por tráfico acabam sendo liberados após a apresentação na delegacia. A comunidade aponta como grave o fato de a Polícia Militar realizar a abordagem e efetuar a prisão, mas, posteriormente, o suspeito ser liberado pela autoridade policial civil, o que, na percepção de parte da população, enfraquece o enfrentamento ao tráfico e gera insegurança no bairro.






