Vereadora barbarense Esther Moraes (PV) vota contra taxa do lixo e cobra transparência da Prefeitura

Parlamentar criticou urgência do projeto, pediu suspensão da votação e defendeu mais diálogo antes de nova cobrança à população

A vereadora Esther Moraes se manifesta na Câmara contra o projeto da taxa do lixo em Santa Bárbara d’Oeste. Imagem: Câmara Municipal de S. Bárbara d’Oeste

A vereadora Esther Moraes (PV) manifestou voto contrário ao projeto que institui a taxa do lixo em Santa Bárbara d’Oeste, discutido em regime de urgência na Câmara Municipal. Durante a sessão, a parlamentar pediu a suspensão da votação, questionou a falta de estudos técnicos apresentados e cobrou maior transparência do Executivo sobre a destinação dos recursos já arrecadados para o serviço.

Segundo Esther, antes da criação de uma nova cobrança, é necessário esclarecer à população como o dinheiro atualmente destinado à coleta e destinação de resíduos está sendo aplicado, especialmente diante das reclamações sobre a qualidade do serviço prestado.

A vereadora também defendeu que o tema seja debatido com mais profundidade, com participação popular e diálogo entre o Legislativo, o Executivo e a sociedade. Para ela, a urgência na tramitação do projeto compromete a análise adequada de um assunto que impacta diretamente o orçamento das famílias.

“Meu compromisso é com quem paga a conta. Não é possível aprovar uma nova taxa sem explicar antes onde está sendo gasto o dinheiro público”, afirmou.

Esther Moraes reforçou que respeito à população passa por transparência, planejamento e responsabilidade na gestão dos recursos municipais.

O Jornal Americanense conversou com a vereadora, que se manifestou oficialmente sobre o posicionamento adotado em plenário:

“Meu voto foi contrário à taxa do lixo, pois não é adequado criar uma nova cobrança sem antes oferecer transparência e esclarecimentos à população. Não tivemos acesso a um projeto acompanhado de estudo técnico que detalhasse os valores que seriam efetivamente pagos pelos cidadãos, nem a destinação precisa dos recursos arrecadados. Além disso, não foi apresentado um planejamento consistente que justificasse a implementação dessa taxa.”

Assista trecho da fala da vereadora durante a 11ª Sessão Camarária de Santa Bárbara d’Oeste:

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

26 jun 2026

Um programa nacional que visa reduzir as tarifas de ônibus é um dos trabalhos já iniciados por Denis Andia à

Política

25 jun 2026

Discussão aborda novas regras para instalação de torres, antenas e postes voltados à expansão da tecnologia 5G no município A

Política

24 jun 2026

Durante visita a Santa Bárbara d’Oeste, Tarcísio de Freitas confirmou avanços em projetos de mobilidade na SP-304 O governador de

Política

23 jun 2026

Projetos voltados ao turismo, parcelamento de débitos previdenciários, convênios com o Judiciário e homenagens estiveram entre os principais temas discutidos

Política

20 jun 2026

Chico Sardelli e Rafael Piovezan integraram comitiva regional em evento que reuniu Tarcísio de Freitas, Flávio Bolsonaro e Guilherme Derrite

Política

16 jun 2026

Entre os destaques estão a criação do Programa Mãe Acolhida, a instituição do Dia do Musical A Paixão de Cristo

Anunciar ou recomendar matéria