Americana confirma óbito por febre maculosa de homem de 37 anos

Americana confirma óbito por febre maculosa de homem de 37 anos

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma um óbito causado por febre maculosa. Trata-se de um homem de 37 anos, que estava internado em hospital público e faleceu no dia 30 de junho. O diagnóstico foi confirmado após a emissão do laudo pelo Instituto Adolfo Lutz. O local provável de infecção segue em investigação pelo PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato).

Até a última atualização, o município registrou 22 casos notificados de febre maculosa, sendo 16 descartados, cinco aguardando resultado e um óbito, confirmado nesta terça-feira (14). Não há outros óbitos suspeitos.

A Saúde orienta a população a evitar locais de risco, como áreas às margens de rios, córregos, lagoas e da Represa do Salto Grande, e se for necessário adentrá-las, adotar cuidados como o uso de roupas claras, colocar as barras das calças dentro das meias, usar botas de cano alto, verificar o corpo a cada três horas e observar sintomas, entre outras medidas.

Americana conta, desde 2006, com o PVCE, que monitora as áreas de risco e mantém placas de advertência à população, alertando sobre a presença do carrapato-estrela nesses locais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 out 2026

O papa Leão XIV, de 71 anos, não precisará de tratamentos adicionais contra o câncer de pulmão após passar por

Saúde

18 out 2026

Mais de 10 mil pessoas participaram, na manhã deste domingo (18), da 16ª Caminhada Por Amor à Vida, realizada pelo

Saúde

13 out 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover um novo mutirão gratuito de inserção de Implanon,

Cidades, Saúde

12 out 2026

16ª edição acontece no domingo, 18 de outubro, com saída do CCL às 9h; evento integra a campanha do Rosa

Saúde

11 out 2026

O Dia das Crianças ganhou um significado ainda mais especial para as famílias dos bebês internados na UTI Neonatal da

Saúde

8 out 2026

A equipe técnica do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou nesta terça-feira (6) tratamento preventivo

Anunciar ou recomendar matéria