Câmara de Americana homenageia 19 mulheres com prêmio “Mulheres Destaque do Ano”

Sessão solene reconheceu trajetórias marcadas por atuação social, comunitária, profissional e religiosa no município.

Mulheres homenageadas. Imagem: Câmara Municipal de Americana.

A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (9) uma sessão solene para a entrega do prêmio “Mulheres Destaque do Ano 2026”, homenagem concedida a 19 mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento social, comunitário e profissional da cidade.

Durante a cerimônia, vereadores e convidados celebraram o papel das mulheres na sociedade, reconhecendo histórias de dedicação em áreas como educação, assistência social, segurança pública, empreendedorismo, saúde, voluntariado e liderança religiosa.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Léo da Padaria, destacou a importância da homenagem e o impacto do trabalho realizado pelas homenageadas.

“Em outras oportunidades, ao indicar algumas mulheres para homenagens, recebia como resposta um ‘eu não mereço’. Todas vocês aqui presentes merecem sim serem homenageadas, cada uma com sua contribuição para a sociedade, seja na saúde, seja na educação ou na assistência social. Hoje temos representantes de todas as esferas. Fico muito feliz de participar desse momento e ver a quantidade de mulheres atuantes em Americana. As mulheres são a base da humanidade, sem elas não estaríamos aqui hoje”, afirmou.

A policial militar Regiane Cristina Feltran Rugero discursou representando as homenageadas e destacou a importância do reconhecimento às mulheres e sua trajetória de luta por igualdade.

“Esta data representa muito mais que uma comemoração. Simboliza a luta, a coragem, a resiliência e as conquistas das mulheres ao longo da história. Hoje celebramos o valor das mulheres em todas as áreas da sociedade, que com dedicação e competência contribuem para o desenvolvimento das famílias, das instituições e de toda a comunidade”, ressaltou.

Homenageadas de 2026

Receberam o prêmio “Mulheres Destaque do Ano” as seguintes personalidades indicadas pelos vereadores da Casa:

  • Azélia de Fátima Barbosa dos Santos (indicação da vereadora Leonora Périco)
  • Daiane Cristina da Silva (Leco Soares)
  • Dorcelina Magali Miller Torrezan (Levi Rossi)
  • Ilce Carnaval de Mello Worschech (Talitha De Nadai)
  • Jéssica Pollyane Neves Paulo Archanjo (Jacira Chávare)
  • Joana Rosa Cuaino Covolan (Lucas Leoncine)
  • Juliana Zanetti (Jean Mizzoni)
  • Léa Aparecida Borges (Juninho Dias)
  • Lilica Amancio (Gualter Amado)
  • Lorraine Francia Celistrino (Renan de Angelo)
  • Maine Corral Furlan (Roberta Lima)
  • Maria Neide Vieira (Professora Juliana)
  • Mariana de Abreu Gomes (Léo da Padaria)
  • Mariana Lopes de Camargo do Nascimento (Dr. Wagner Rovina)
  • Raimunda Serra (Pastor Miguel Pires)
  • Regiane Cristina Feltran Rugero (Thiago Brochi)
  • Telma Mara Ramos (Fernando da Farmácia)
  • Thaís Marins (Marcos Caetano)
  • Vânia Regina de Souza Pinto (Gutão do Lanche)

Reconhecimento à atuação feminina

A premiação integra as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e tem como objetivo valorizar mulheres que fazem a diferença em suas áreas de atuação e contribuem para o fortalecimento da comunidade americanense.

Ao final da cerimônia, familiares, amigos e autoridades acompanharam a entrega dos certificados às homenageadas, em um momento marcado por emoção, reconhecimento público e celebração das histórias de vida que ajudam a construir diariamente o desenvolvimento de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Acontece

1 abr 2026

Faleceu o empreendedor Levi Aguiar Nunes. A morte causou comoção entre familiares, amigos e pessoas próximas, que destacam sua trajetória

Acontece

27 mar 2026

Ato será às 9h, na Rua Igaratá, no Jardim Ipiranga, local onde ocorreu a colisão Familiares de Maria Eduarda de

Acontece

15 mar 2026

Pais de Lídia e Maria Eduarda afirmam que decisão foi tomada por questões emocionais e de saúde; ato público está

Acontece

15 mar 2026

Especialista apresentou dados sobre o crescimento da população idosa e reforçou a necessidade de políticas e cuidados voltados à terceira

Acontece

7 mar 2026

História de superação de Carol Crespo inspira mulheres e reforça a importância da prevenção e do autocuidado. Em celebração ao

Acontece, Saúde

7 mar 2026

Evento exclusivo reuniu convidadas para celebrar a data com equilíbrio, gastronomia e experiências de autocuidado. Em celebração ao Dia Internacional

Anunciar ou recomendar matéria