Americana atende 479 pacientes em mutirão da campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu 479 pacientes no sábado (11) durante o mutirão da campanha Novembro Azul. Ao todo, 388 homens procuraram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para exames de prevenção ao câncer de próstata e 91 passaram por avaliação no Núcleo de Especialidades para o agendamento de cirurgias de vasectomia.

As unidades de oito bairros estiveram abertas para o atendimento: Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Jardim Guanabara, Jardim Ipiranga, Parque Gramado, Antônio Zanaga e Jardim Boer. Além dos exames preventivos, 88 homens também receberam avaliação odontológica, com profilaxia e orientações sobre higienização bucal.

O funcionamento das unidades no sábado foi direcionado aos homens com idade entre 40 e 65 anos para a realização de exame de sangue (PSA total) e de urina, que serão processados em até três dias. Em caso de alteração, os pacientes serão encaminhados para avaliação e acompanhamento com médico urologista, mediante agendamento prévio.

“Foi um sábado em que muitos moradores tiveram a oportunidade de realizar os seus exames de prevenção, já que muitos não conseguem acessar o serviço durante a semana. Sendo assim, o mutirão ampliou a possibilidade do acesso”, afirma a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

O Núcleo de Especialidades concentrou os agendamentos de vasectomias e abordagens sobre planejamento familiar. Pacientes que procuraram a unidade ainda foram instruídos sobre cuidados relacionados ao câncer de próstata. Após a avaliação, foram agendadas 33 vasectomias, com o encaminhamento para os exames pré-operatórios.

“A campanha Novembro Azul segue com diversas atividades de orientação em nossas unidades de saúde. O mutirão teve grande procura e isso é fundamental para o cuidado com a saúde do público masculino. Eu aproveito para agradecer e parabenizar a todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na ação deste sábado”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003 com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa é de que haverá 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil no triênio 2023-2025.

A idade é o principal fator de risco, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como histórico familiar de câncer de próstata e obesidade para tipos histológicos avançados.

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 set 2026

Depois de uma sequência de dias de tempo instável, Americana deve ter uma mudança gradual nas condições meteorológicas ao longo

Cidades

22 set 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), inaugura nesta quinta-feira (24), às

Cidades, Economia

21 set 2026

O Sebrae-SP abriu inscrições para levar, gratuitamente, 848 moradores da região de Piracicaba para visitar a Feira do Empreendedor 2026

Cidades

15 set 2026

Como parte do plano de expansão da rede, o Grupo São Vicente inaugura a primeira loja do Supermercados São Vicente

Cidades

13 set 2026

Equipes municipais permanecem mobilizadas diante da previsão de novas precipitações neste domingo e na segunda-feira A Prefeitura de Americana manteve,

Cidades

13 set 2026

Equipes aproveitam a trégua no tempo para remover lama, galhos e desobstruir bocas de lobo; previsão indica possibilidade de novas

Anunciar ou recomendar matéria