“O futuro de Americana passa pelo Centro”, por Franco Sardelli

Requalificar o Centro de Americana é mais do que uma intervenção urbana. É um passo decisivo para reposicionar a cidade diante dos desafios do nosso tempo. É uma demonstração clara de que estamos prontos para planejar o futuro com ousadia, responsabilidade e visão estratégica.

Nesta semana, o prefeito Chico Sardelli apresentou o projeto Novo Centro, que propõe mudanças estruturais no nosso Plano Diretor com o objetivo de transformar a região central em um polo de moradia, comércio e desenvolvimento econômico. Tenho orgulho de dizer que participei ativamente da construção dessa proposta — discutida com técnicos, estudada por meses e lapidada com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades que enfrentaram o mesmo desafio: o esvaziamento do centro urbano.

Hoje, Americana se soma a um movimento global de cidades que entenderam que o centro não pode ser um território esquecido. Ao contrário: ele deve ser o coração pulsante da vida urbana. Mas para isso, é preciso romper com amarras legais ultrapassadas, dar espaço à inovação e criar as condições para que as pessoas queiram — e possam — viver, investir e consumir nessa região.

As medidas que propomos são técnicas, mas com enorme impacto prático. A ampliação da taxa de ocupação e do índice de aproveitamento, por exemplo, permite construções mais robustas e viáveis. A flexibilização das regras de estacionamento abre espaço para projetos mais compactos, modernos e acessíveis. E os incentivos fiscais, como a isenção de taxas e contrapartidas, tornam o centro competitivo e atrativo para quem quer construir ou empreender.

Não se trata apenas de mudar regras urbanísticas. Trata-se de pensar a cidade como um organismo vivo. Com mais gente morando no Centro, ganhamos vida nas ruas, mais segurança, mais consumo, mais dinamismo. Ganhamos identidade urbana. Ganhamos autoestima.

O prefeito Chico teve coragem de tirar esse projeto do papel. Coragem para propor mudanças que mexem em estruturas antigas, coragem para romper com o conformismo, coragem para colocar Americana no rumo certo. O Novo Centro é, acima de tudo, uma escolha por um futuro melhor. E é esse futuro que estamos construindo agora — com planejamento, com técnica, com responsabilidade.

E com a certeza de que Americana não pode mais perder tempo.

Franco Sardelli, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Americana

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

16 out 2026

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a ocorrência de chuvas fortes nesta sexta-feira (16),

Cidades

16 out 2026

Após a repercussão das notícias sobre a demolição da antiga sede social do Clube dos Veteranos, localizada na Avenida Paulista,

Cidades

16 out 2026

Há mais de 20 anos na cidade com a Honda, grupo amplia sua atuação com operação exclusiva da marca chinesa,

Cidades

16 out 2026

Em encontro em Americana, cantor destacou sua atuação como investidor da construtora e relembrou a trajetória até conquistar a casa

Cidades

14 out 2026

Imagens recebidas pela reportagem mostram saída intensa de água; serviço na nova adutora poderá afetar o abastecimento em 13 bairros

Cidades

14 out 2026

Serviço será realizado das 7h às 17h; DAE orienta uso consciente da água O Departamento de Água e Esgoto (DAE)

Anunciar ou recomendar matéria