“O futuro de Americana passa pelo Centro”, por Franco Sardelli

Requalificar o Centro de Americana é mais do que uma intervenção urbana. É um passo decisivo para reposicionar a cidade diante dos desafios do nosso tempo. É uma demonstração clara de que estamos prontos para planejar o futuro com ousadia, responsabilidade e visão estratégica.

Nesta semana, o prefeito Chico Sardelli apresentou o projeto Novo Centro, que propõe mudanças estruturais no nosso Plano Diretor com o objetivo de transformar a região central em um polo de moradia, comércio e desenvolvimento econômico. Tenho orgulho de dizer que participei ativamente da construção dessa proposta — discutida com técnicos, estudada por meses e lapidada com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades que enfrentaram o mesmo desafio: o esvaziamento do centro urbano.

Hoje, Americana se soma a um movimento global de cidades que entenderam que o centro não pode ser um território esquecido. Ao contrário: ele deve ser o coração pulsante da vida urbana. Mas para isso, é preciso romper com amarras legais ultrapassadas, dar espaço à inovação e criar as condições para que as pessoas queiram — e possam — viver, investir e consumir nessa região.

As medidas que propomos são técnicas, mas com enorme impacto prático. A ampliação da taxa de ocupação e do índice de aproveitamento, por exemplo, permite construções mais robustas e viáveis. A flexibilização das regras de estacionamento abre espaço para projetos mais compactos, modernos e acessíveis. E os incentivos fiscais, como a isenção de taxas e contrapartidas, tornam o centro competitivo e atrativo para quem quer construir ou empreender.

Não se trata apenas de mudar regras urbanísticas. Trata-se de pensar a cidade como um organismo vivo. Com mais gente morando no Centro, ganhamos vida nas ruas, mais segurança, mais consumo, mais dinamismo. Ganhamos identidade urbana. Ganhamos autoestima.

O prefeito Chico teve coragem de tirar esse projeto do papel. Coragem para propor mudanças que mexem em estruturas antigas, coragem para romper com o conformismo, coragem para colocar Americana no rumo certo. O Novo Centro é, acima de tudo, uma escolha por um futuro melhor. E é esse futuro que estamos construindo agora — com planejamento, com técnica, com responsabilidade.

E com a certeza de que Americana não pode mais perder tempo.

Franco Sardelli, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Americana

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

14 abr 2026

O Hospital Veterinário da FAM está com inscrições abertas para a pós-graduação em Medicina de Equinos, voltada a profissionais que

Cidades

13 abr 2026

A Star Glass celebrou um momento marcante em sua trajetória com a assinatura de contrato de um novo franqueado, desta

Cidades

10 abr 2026

A Faculdade de Americana recebeu, na noite desta quinta-feira (9), a palestrante e vereadora por São Paulo, Ana Carolina Oliveira

Cidades

8 abr 2026

A Educação de Americana foi novamente premiada, desta vez no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas “Resultados que Transformam”, entregue na

Cidades

7 abr 2026

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana realiza, nesta terça-feira (7), a interdição de trecho da Avenida Paschoal

Cidades

31 mar 2026

Estrutura com capacidade para 2,1 milhões de litros eleva reservação para 3,7 milhões e beneficia cerca de 20 mil moradores

Anunciar ou recomendar matéria