Pacientes da Unacon ganham sessão de alongamento em ação do Novembro Azul

Um grupo de homens atendidos na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) participou de uma sessão de alongamento nesta semana. A atividade física, realizada na sala de quimioterapia, foi uma das ações da campanha Novembro Azul, de prevenção contra o câncer de próstata. 

Os pacientes fizeram exercícios de mobilidade articular e da cadeia posterior de músculos, movimentos físicos que são importantes para pacientes oncológicos porque ajudam a reduzir o desconforto durante as sessões de quimioterapia, explica o educador físico e personal trainer Guilherme Ribeiro, que conduziu a sessão.

“Como normalmente o paciente fica bastante tempo sentado na quimioterapia, esses alongamentos são benéficos porque contribuem com o bem-estar e o conforto”, explicou Ribeiro.

O educador físico observa que não existem exercícios específicos para pacientes oncológicos, mas sim exercícios adaptados para cada indivíduo de acordo com a sua capacidade física. “Alguns alongamentos que propus foram adaptados para que os pacientes com dificuldade locomotora pudessem realizá-los sentados”, acrescentou. 

“Além da terapia convencional, a atividade física supervisionada aos pacientes oncológicos é mais uma aliada no tratamento. A oferta dessa prática na Unacon é sinônimo de total apoio, físico e emocional, por parte dos profissionais que os assistem”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A Unacon é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 out 2026

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana realiza nesta sexta-feira (23) e no sábado (24) a primeira edição

Cidades

21 out 2026

O Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghel” comemora seu aniversário de 19 anos neste sábado (24), com programação gratuita aberta

Cidades

20 out 2026

Evento organizado pelo GDG Americana terá palestras sobre inteligência artificial, desenvolvimento de software e carreira, além de oportunidades de conexão

Cidades

20 out 2026

Coquetel reuniu diretoria, ex-presidentes, autoridades e associados; Omar Najar recebeu a homenagem dedicada ao pai, primeiro presidente e um dos

Cidades

18 out 2026

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da atriz e cantora. A atriz e cantora Lua Blanco, ex-Rebelde Brasil,

Cidades

17 out 2026

Terceira edição do evento teve apresentações gratuitas, distribuição de café e participação de artesãos na Praça Comendador Müller A Praça

Anunciar ou recomendar matéria