Um grupo de homens atendidos na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) participou de uma sessão de alongamento nesta semana. A atividade física, realizada na sala de quimioterapia, foi uma das ações da campanha Novembro Azul, de prevenção contra o câncer de próstata.
Os pacientes fizeram exercícios de mobilidade articular e da cadeia posterior de músculos, movimentos físicos que são importantes para pacientes oncológicos porque ajudam a reduzir o desconforto durante as sessões de quimioterapia, explica o educador físico e personal trainer Guilherme Ribeiro, que conduziu a sessão.
“Como normalmente o paciente fica bastante tempo sentado na quimioterapia, esses alongamentos são benéficos porque contribuem com o bem-estar e o conforto”, explicou Ribeiro.
O educador físico observa que não existem exercícios específicos para pacientes oncológicos, mas sim exercícios adaptados para cada indivíduo de acordo com a sua capacidade física. “Alguns alongamentos que propus foram adaptados para que os pacientes com dificuldade locomotora pudessem realizá-los sentados”, acrescentou.
“Além da terapia convencional, a atividade física supervisionada aos pacientes oncológicos é mais uma aliada no tratamento. A oferta dessa prática na Unacon é sinônimo de total apoio, físico e emocional, por parte dos profissionais que os assistem”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A Unacon é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.