Redação Jornal Americanense

Prefeitura de Americana lança o Programa Aluno Tutor Americana 2023

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, lança, na terça-feira (29), às 19h, nova edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, voltado a estudantes da rede municipal de Educação de Americana. O programa irá preparar 101 alunos de cinco escolas municipais para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar.

O evento, que será promovido no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Prof. Octávio César Borghi, no Cidade Jardim, receberá alunos, seus responsáveis, educadores e gestores. Na ocasião, os especialistas da Colaborativa apresentarão a proposta e as etapas do programa, além de um panorama geral sobre tecnologias educacionais e a importância de fomentar competências digitais dos estudantes. 

O Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, em sua segunda edição em Americana, capacita os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e assumirem papel de protagonismo no desenvolvimento da cultura de inovação nas escolas.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, estará presente. “A tecnologia ocupou papel central em nossas vidas e na Educação não poderia ser diferente. O prefeito Chico Sardelli foi muito sensível a esta visão e adotou a educação aliada à tecnologia em Americana, para incentivar nossas crianças e prepará-las para o futuro”, declarou.

A realização é resultado da parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, e está em sua segunda edição no município.

O PROGRAMA

Nesta edição, participarão 101 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, de cinco escolas da rede: CAIC Prof. Sylvino Chinelatto e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Paulo Freire, Prof. Milton Santos, Florestan Fernandes e Jonas Correa Arruda Filho. Na primeira edição do Programa no município, em 2022, outros 100 alunos foram capacitados. 

Durante a formação, os estudantes do novo ciclo terão acesso a um curso à distância, realizado em uma plataforma gamificada, onde aprenderão sobre as principais ferramentas do Google e terão contato com noções de cidadania digital. Nas etapas seguintes, ocorrerão encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual, totalizando 57 horas de formação. 

Todas as atividades são conduzidas pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, com apoio de um “mediador”, um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os alunos na trilha formativa.

A fase final do programa é a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar algum professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado é necessário que o aluno comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.

Após o curso, os alunos estarão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias individualmente, como também para auxiliar professores e membros da comunidade escolar, fortalecendo a relação entre aluno, professor e tecnologia.

A iniciativa Aluno Tutor em Tecnologia Google é uma das ações que compõem o Programa de Transformação Digital, implementado em 2021 na rede municipal de Americana. Além dos alunos, também foram contemplados professores, gestores e funcionários, com formação continuada em ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e na gestão escolar, de acordo com o segmento de atuação.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 fev 2024

O governador Tarcísio de Freitas voltou à sede da B3 nesta quinta-feira (29) para bater o martelo no leilão internacional

Cidades

29 fev 2024

A Secretaria de Educação de Americana está com 18 vagas de estágio abertas para estudantes do Ensino Superior. São 12

Cidades

29 fev 2024

O Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região) lançou nesta quarta-feira (28) o primeiro “Concurso de Comunicação de

Cidades

28 fev 2024

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de

Cidades

28 fev 2024

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), realizará o 3º Feirão

Cidades

28 fev 2024

Em uma ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Governo de SP convocou, para esta