Redação Jornal Americanense

Sumaré vai oferecer óculos de grau gratuito para crianças em vulnerabilidade social

O prefeito Luiz Dalben implantou em Sumaré o programa Visão de Futuro, que oferta óculos de grau gratuitamente aos alunos em vulnerabilidade social do Ensino Fundamental I das Escolas Municipais que apresentam deficiências visuais.

O programa também inclui consultas oftalmológicas no ato da matrícula dos alunos; encaminhamento e acompanhamento dos casos de problemas visuais detectados e palestras e orientação conferidas por médicos especialistas na área de oftalmologia aos pais, alunos, professores e prestadores de serviços da rede municipal de ensino.

Para o recebimento do óculos é preciso apresentar receituário médico oftalmológico emitido através do Sistema Único de Saúde – SUS, recomendando o uso de óculos de grau; responsável familiar inserido no CadÚnico, devidamente atualizado e com renda per capita atendendo ao critério pobreza e comprovação de frequência escolar mínima exigida. Terão prioridade no benefício os alunos cuja família esteja inserida em Programas de Moradia Popular e/ou que apresentem déficit de desempenho escolar grave, comprovado por relatório emitido pela direção escolar.

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde deverão manter cadastro específico de todos os alunos do Ensino Fundamental I municipal contemplados pelo programa, visando acompanhar e monitorar o desempenho de cada um dos alunos beneficiados.

“A dificuldade de enxergar influencia diretamente no rendimento escolar e recreação. Muitos alunos apresentam algum tipo de problema, mas a família não tem condições de adquiri um óculos adequado, um objeto muitas vezes caro, mas imprescindível para a saúde. Nosso programa visa sanar essa dificuldade, a fim de evitar que qualquer problema fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 jul 2025

A Prefeitura de Nova Odessa celebra o início das obras de duplicação da passagem inferior conhecida como “Viaduto do Pezão”

Cidades

14 jul 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços

Cidades

13 jul 2025

Americana inicia a semana com tempo firme e temperaturas em elevação. Apesar da presença de nevoeiro em alguns períodos e

Cidades

11 jul 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, recebeu o proprietário da Class Hotel, Alexandre Batista Correa, nesta sexta-feira (11), para o

Cidades

11 jul 2025

Em plena fase de crescimento, a Danny Cosméticos vem consolidando sua presença em diversas regiões do estado de São Paulo.

Cidades

11 jul 2025

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal digital que tem como objetivo registrar as operações de

Anunciar ou recomendar matéria