Redação Jornal Americanense

Escritor ameaçado de morte pelo Irã é esfaqueado no palco nos Estados Unidos

Algumas testemunhas disseram aos policiais que viram um homem correndo no palco e socando ou esfaqueando Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado pelo mestre de cerimônias

Salman Rushdie, ameaçado de morte por extremistas seguidores do Aiatolá Khomeini desde os anos 80, foi atacado nesta sexta-feira (12), minutos antes de dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. Algumas testemunhas disseram aos policiais que viram um homem correndo no palco e socando ou esfaqueando Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado pelo mestre de cerimônias. Nem tudo ainda está claro e, por enquanto, não se sabe o estado da vítima.

Um repórter da agência Associated Press testemunhou o momento em que homem invadiu o palco da Chautauqua Institution e começar a agredir Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado. O autor caiu no chão no mesmo instante e o homem foi controlado.

Rushdie se tornou um inimigo público do Irã em 1988, quando sua obra Versos Satânicos foi proibida. Era o regime de Khomenei e suas palavras foram consideradas uma blasfêmia. Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa pedindo a morte de Rushdie. O Irã também ofereceu também mais de US$ 3 milhões em recompensa para quem matar Rushdie.

Teerã assegurou em 1998 que a fatwa não seria aplicada. Mas o sucessor de Khomeini declarou em 2005 que Rushdie era um apóstata e que poderia ser morto impunemente. E o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad declarou em 2007 que a fatwa ainda era válida.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

11 jul 2025

A comédia teatral “Casa, Comida e Alma Lavada”, com os atores Bianca Rinaldi e Rodrigo Phavanello, será apresentada nesta sexta-feira

Cultura

11 jul 2025

O 3º Rock Day Americana vai agitar o fim de semana com muita música, gastronomia e diversão no Centro de

Cultura

10 jul 2025

O Teatro Municipal de Americana recebe, neste domingo (13), o Concerto Especial “Dia Mundial do Rock: Sinfônica convida Canacut”, em

Cultura

7 jul 2025

O Rock Day Americana está de volta para sua terceira edição, nos dias 11 e 12 de julho, no Centro

Cultura

7 jul 2025

Neste mês de julho, o programa Pontos MIS traz para Americana uma seleção de clássicos da comédia brasileira e, na

Cultura

4 jul 2025

O Teatro “Elizabeth Keller de Matos”, localizado no Jardim Amanda, continua recebendo as atrações da programação da Semana Cultural de

Anunciar ou recomendar matéria