Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

OMA ganha o nome de “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”

OMA ganha o nome de “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”

O OMA (Observatório Municipal de Americana), administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, passa a ser denominado “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”, um de seus idealizadores, falecido em 2023, aos 87 anos.

A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando da Farmácia, por meio do projeto de lei aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Chico Sardelli, conforme publicação no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16).

Além da influência para a criação do OMA e de sua contribuição para a astronomia nacional, Nelson Travnik também participou da missão da Nasa (Agência Espacial Americana) que levou o homem à Lua, em 1969.

“Esta é uma homenagem mais do que merecida. O senhor Nelson foi um dos fundadores do Observatório Municipal de Americana, por ocasião da passagem do Cometa Halley, em 1986, e esteve compartilhando seu conhecimento com Americana ao longo das últimas quatro décadas. Sua participação no Programa Lion da Missão Apolo 11 jamais deverá ser esquecida por nós”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria. 

Para o astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade, a homenagem é justa e merecida. ”Muito além de um astrônomo e cientista de renome internacional, um grande professor e amigo, que agora, merecidamente, dá seu nome àquele que foi um dos lugares que ele mais amou em vida”, destaca.

O OMA foi inaugurado em 4 de agosto de 1985, idealizado por Travnik e pelo também astrônomo Jean Nicolini, em parceria com o astrônomo americanense Guilherme Grassmann.

O Observatório abre suas portas ao público todas as quartas e sextas-feiras, com grupos alternados de 15 visitantes a cada hora, desde que haja condições atmosféricas favoráveis. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (19) 3408-4800, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Além do telescópio principal, um dos mais modernos do País, outros dois telescópios de menor porte são colocados à disposição do público, que recebe informações diversas sobre os astros em evidência em descontraídas rodadas de bate-papo astronômico. Exposição de maquetes e painéis fotográficos também estão à disposição dos visitantes.

O acesso ao Observatório é pela entrada do Jardim Botânico Municipal, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 maio 2024

Com intuito de dar detalhes sobre o edital de Credenciamento de Trabalhadores da Cultura como instrutores do Programa de Formação

Cultura

21 maio 2024

Hits que marcaram época vão tomar conta do palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, neste sábado (25), com o show

Cultura

21 maio 2024

Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O público pode vivenciar as apresentações entre os dias 14 e 16 deste mês

Cultura

21 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, a comédia “O Vison Voador”, que traz no elenco

Cultura

21 maio 2024

O Festival Raízes de Santa Bárbara trará uma das maiores duplas do sertanejo brasileiro, Edson & Hudson, neste domingo (26),

Cultura

20 maio 2024

O Cine Biblioteca desta quarta-feira (22) será especial, na semana do Festival “Itália na Brasil”, em comemoração aos 150 anos