Secretaria da Cultura de SP promove escuta pública para fortalecer políticas de fomento

Secretaria da Cultura de SP promove escuta pública para fortalecer políticas de fomento

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, promove, durante o mês de maio, uma série de encontros presenciais em todas as regiões do estado para discutir os programas de fomento à cultura e economia criativa. As políticas atuais dispõem de recursos orçamentários provenientes da Lei 12.268 ProAc Editais e da Lei 14.399 – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Durante esses eventos, serão realizadas consultas públicas com a participação de dirigentes e agentes culturais, além de representantes da sociedade civil e da população local, para promover um planejamento participativo para a utilização dos recursos previstos até 2027.

A primeira etapa desses encontros ocorreu de fevereiro a março na sede da Secretaria, na capital paulista, com transmissão online. Agora, na segunda etapa, será expandida para outras localidades. Todos os segmentos do setor cultural e artístico do Estado de São Paulo são convidados a participar ativamente para contribuir para o fortalecimento da cultura em nosso Estado.

Para participar dos encontros, os agentes e interessados devem comparecer no local, dia e horário conforme indicado:

  • 08/05 às 19h – Santa Bárbara D’Oeste

Estação Cultural da Fundação Romi, Avenida Tiradentes, n° 2, Centro.

  • 09/05 às 14h30 – São José do Rio Preto

Teatro Municipal Nelson Castro, Av. Feliciano Sales Cunha, 1020, Jd. Novo Aeroporto.

  • 15/05 às 18h – Mogi das Cruzes

Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360, Centro.

Formulário online

Além da busca ativa, a gestão estadual também disponibilizou um formulário para participação na elaboração do “Fomento CultSP”, englobando não apenas as ações planejadas para a implantação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), mas também o Programa de Ação Cultural – Proac Editais. Este formulário está aberto a agentes culturais e membros da sociedade civil, oferecendo a oportunidade de contribuir para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) no Fomento do Estado de São Paulo.

O principal objetivo é planejar o fomento à cultura, alocando recursos para o desenvolvimento de programas e políticas culturais nos próximos cinco anos. Os interessados em contribuir podem acessar a pesquisa até o próximo dia 15 de maio, pelo link: https://forms.office.com/r/Wf78cvSeBL.

O PAAR é uma descrição do Plano de Ação registrado pelo Estado de São Paulo na Plataforma Transferegov no momento de sua adesão à PNAB. A partir das metas e ações previamente definidas, os entes federativos detalharão as atividades, valores correspondentes, resultados esperados, entre outras informações essenciais que guiarão a execução dos recursos.

Para dúvidas e orientações, a Secretaria disponibiliza os seguintes telefones: (11) 3339-8000 ou (11) 3339.8144. Além deles, para dúvidas relacionadas ao Proac Editais, o e-mail comunicacaoproaceditais@sp.gov.br; ao PNAB, atendimentopnab@sp.gov.br; e para Proac ICMS, proacicms@sp.gov.br.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

7 jul 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe nesta sexta-feira (10), às 20h, o “Concerto Rock Sinfônico”, apresentado pela Orquestra

Cultura

5 jul 2026

Com shows de Paralamas do Sucesso, CPM 22 e Raimundos, quarta edição levou mais de 16 horas de música, estrutura

Cultura

2 jul 2026

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe, nos dias 3 (sexta-feira) e 4 (sábado), sempre às 20h, o espetáculo de dança

Cultura

2 jul 2026

A edição de 2026 do Rock Day Americana começa nesta sexta-feira (3) no Recinto do Clube dos Cavaleiros de Americana,

Cultura

1 jul 2026

Para facilitar o acesso do público ao Rock Day Americana, a Prefeitura, por meio da Unidade de Transportes e Sistema

Cultura

30 jun 2026

Surgida no final de 2023, a Banda Rock Box traz grandes sucessos do Classic Rock, Hard Rock e Pop Rock

Anunciar ou recomendar matéria