Redação Jornal Americanense

Rafael de Barros: Conheça o i9, projeto de incentivo à inovação e tecnologia

Durante a semana passada, no dia 27/04/2022, lançamos oficialmente o projeto de incentivo à inovação e tecnologia em nossa cidade, o i9 Americana.

Desde o início de sua gestão nosso prefeito Chico Sardelli vem dizendo que um dos pilares do seu governo é o desenvolvimento econômico, e que é através de uma economia forte que se arrecada para poder investir em obras sociais para nossa população.

Uma das principais formas atuais de se atrair crescimento econômico é preparar nossas cidades e nossas leis para o setor de tecnologia, que vem se desenvolvendo em ritmo muito acelerado e de forma consistente nos últimos anos.

Pensando nisso, saímos a campo para conversar com grandes especialistas deste setor, e após vários meses de pesquisas, ajustes, muitas ideias e vontade de se gerar algo relevante para nossa cidade, integrantes de 3 secretarias da atual gestão enfim anunciaram o i9 Americana, que agora segue para análise e votação na Câmara de Vereadores.

Basicamente o i9 Americana oferece incentivo para os 3 níveis de empresas relacionadas à inovação e tecnologia, abordando 3 eixos:

No 1º eixo teremos redução de alíquota de ISS para empresas das atividades 1 e 2 do nosso cadastro de atividades, o que compreende basicamente empresas de T.I. e de pesquisa e desenvolvimento de nossa cidade. Essa redução será aplicada tanto para empresas novas quanto para as que já estão instaladas em nosso município.

No 2º eixo temos a autorização dada ao poder executivo de se investir em Hubs de Inovação, que basicamente são espaços que funcionam como incubadoras de empresas de tecnologia. Esse eixo impacta principalmente nas empresas que estão iniciando as atividades, aumentando a sua chance de ter sucesso.

No 3º eixo temos a possibilidade de benefícios a empresas que não necessariamente são de tecnologia, mas que comprovadamente invistam em empresas de tecnologia. Com isso, atingimos empresas de maior porte, que servirão como investidores nestas empresas que estão começando.

Pois bem, além de desenvolver esse setor estratégico, já que Americana está no núcleo da produção de softwares da América Latina, ainda diversificamos nossa matriz econômica, o que nos deixa mais resistentes a crises de um setor específico.

Além disso, o setor de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento pode ser também um grande apoio a outros setores já muito fortes de nossa economia, como por exemplo o setor Têxtil e de confecção, o qual já somos reconhecidos como um APL (arranjo produtivo local).

Que tal desenvolver todo o setor de tecnologia de nossa cidade, e ainda por cima melhorar a produtividade de outros setores já muito fortes e importantes para nossa economia?

Seguimos trabalhando forte, com o pensamento inovador e arrojado, para transformar positivamente nossa cidade e fazer dela cada vez melhor e mais próspera.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Destaques

1 out 2023

Na última sexta-feira (29) à noite, na cidade de Americana, a jovem Raquel Ferreira foi surpreendida com uma festa de

Destaques

5 set 2023

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5) no plenário

Destaques

3 ago 2023

As obras de reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Parque das Nações tiveram início nesta quarta-feira (2).

Destaques

28 jul 2023

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta sexta-feira (28) que o muro do novo estacionamento do Mercado Municipal, ao lado da

Destaques

20 jul 2023

Com a sanção da Lei nº 14.626 pelo vice-presidente Geraldo Alckimin foram ampliados os grupos com direito a atendimento prioritário no Brasil,

Cidades, Destaques

22 maio 2023

A partir desta segunda-feira (22), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Governo de SP, órgão vinculado à Secretaria