Rafael de Barros: Você já conhece o programa de capacitação Futuro Certo?

Lançamos em Americana, na semana passada, o programa Futuro Certo – Capacitação Profissional e Inclusão Produtiva, um programa que faz parte do Plano de Governo do prefeito Chico Sardelli, e que vem para ajudar a solucionar um problema que temos enfrentado desde o ano passado, que é ter uma quantidade muito grande de vagas de emprego que não conseguem ser preenchidas por falta de capacitação para o cargo, mesmo ainda tendo uma parcela da população procurando emprego.

O Programa, realizado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai atuar como um elo de ligação entre as 3 partes envolvidas com o processo do emprego, que são: 1) Empresas ofertando vagas de emprego na cidade, 2) Pessoas em situação de vulnerabilidade ou procurando emprego, e 3) Instituições de ensino e capacitação de nossa cidade.

Em um formato de parceria, as instituições de ensino ofertarão cursos em gratuidade para a população, e a lista dos cursos diversos ficará exposta num portal dentro do site da prefeitura de Americana e pode ser acessada por toda a população. De início já temos essa semana o início do curso de Informática ofertado pela FATEC, o curso de vendas ofertada pela UNISAL e a carreta de costura industrial, numa parceria com o governo do estado de SP.

Enfim, esse programa tem tudo para ajudar a resolver uma parte importante dos problemas atuais do emprego em nossa cidade, fornecendo mais capacitação para nossos cidadãos, ajudando a promover a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

Os participantes iniciais do programa, neste acordo de ajuda mútua com a prefeitura são: SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC, FATEC, UNISAL, FAM, Sinditec, ACIA, CIESP e CIEE, mas muitos outros ainda poderão entrar nessa lista de instituições parceiras, e quem tem mais a ganhar com isso é a população Americanense.

Estamos num momento muito bom de nossa economia, e a demanda por produtos e serviços em nossa cidade permanece elevada, o que requer mão de obra para atender esta demanda, gerando emprego e renda aos nossos munícipes.

Esse é o nosso objetivo, e é para isso que temos trabalhado intensamente todos os dias.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

20 mar 2026

As regras e orientações para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física

Economia

15 mar 2026

Os brasileiros que passaram a viver no exterior continuam sujeitos a obrigações junto à Receita Federal relacionadas ao Imposto de

Economia

8 mar 2026

Com menos de um mês para o início do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda, é fundamental

Economia

24 fev 2026

Com o fim do carnaval, os contribuintes já podem começar a se preparar para acertar as contas com o Leão.

Economia

22 fev 2026

As empresas com 100 ou mais empregados têm até o dia 28 de fevereiro para preencher as informações complementares do

Economia

13 fev 2026

Lojistas têm a liberdade de atender normalmente com seus funcionários, sendo que no caso de conceder folga as horas em

Anunciar ou recomendar matéria