Redação Jornal Americanense

Mais um evento de ponta: Prefeito Chico Sardelli anuncia Rota Cervejeira Americana 2023

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou, nesta quinta-feira (30), a realização do evento Rota Cervejeira Americana 2023, idealizado para valorizar o setor gastronômico da cidade. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de maio, no Centro de Cultura e Lazer (CCL), com a participação de cinco cervejarias artesanais de Americana e outras cinco da região.

O prefeito destacou o caráter agregador do evento. “Estou muito feliz, parabéns aos novos empreendedores das áreas da cerveja e da alimentação, que se farão presentes. O Rota Cervejeira Americana 2023 é um evento de congraçamento, de amizade, de carinho, de reatar laços, trazendo um pouquinho de uma cidade mais humanizada, inteligente e humana. Será uma grande festa, não tenho dúvida nenhuma”, destacou.

Americana faz parte da Região Turística Bem Viver, composta ainda pelos municípios de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré e a promoção do Rota Cervejeira atrairá olhares para o turismo americanense, como detalhou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria ao fazer um histórico do desenvolvimento do projeto.

“O Rota surgiu em um encontro de prefeitos em setembro de 2022. Tão logo terminada essa reunião, nosso prefeito Chico Sardelli se propôs a ser o anfitrião da primeira edição desse evento, que parte da necessidade de se criar uma ação gastronômica para fomentar o setor”, explicou.

O evento pretende fomentar e difundir a rede gastronômica de Americana, valorizando o empreendedor local e incentivando o turismo ao promover o desenvolvimento da economia criativa ligada ao setor de alimentos e bebidas. Além disso, o Rota Cervejeira promoverá uma nova opção de lazer aos americanenses e aos moradores da região. O evento foi idealizado pela Unidade de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a participação do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A dedicação da pasta foi destacada pelo vice-prefeito Odir Demarchi. “Quero parabenizar a Secretaria de Cultura e Turismo, sei o quanto vocês trabalharam para hoje o nosso prefeito e eu estarmos anunciando esse evento, que com certeza será o primeiro de muitos. Podem contar com minha presença nos dois dias de evento”, garantiu.

Dez cervejarias artesanais da região estão confirmadas na primeira edição do Rota Cervejeira: as americanenses Kalango Cervejaria, Knights Cervejaria, Marés Cervejaria Artesanal, Seven Hands Cervejaria e Hopbeer e as “estrangeiras” Maali (Campinas), Gravetos (Valinhos), IB (Campinas), Sancta (Santa Bárbara d’Oeste) e Toca da Mangava (Campinas).

O edital do chamamento público para empresas do setor gastronômico de Americana será publicado hoje em edição extraordinária do Diário Oficial. Poderão se credenciar empresas do ramo, com no mínimo dois anos de atividade, interessadas em comercializar alimentos e bebidas não alcoólicas na área gastronômica do evento, no espaço externo do CCL.

Dez estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes que comercializem pratos típicos de bares ou botecos participarão do evento. O credenciamento será feito por ordem cronológica de inscrição, considerando o cumprimento das exigências previstas no edital, ficando os demais interessados na lista de espera. A análise e seleção das empresas participantes será feita por uma comissão específica composta por dois servidores da secretaria e dois conselheiros do Comtur.

As inscrições para o edital de chamamento público para credenciamento de estabelecimentos vão até 14 de abril e a divulgação dos credenciados ocorrerá até dia 25.

Em razão da parceria com o Polo Cervejeiro, o edital não prevê o credenciamento para venda de bebidas alcoólicas, já que o principal atrativo do evento será a cerveja artesanal, comercializadas exclusivamente pelas cervejarias associadas ao Polo Cervejeiro, selecionadas de acordo com os critérios da Diretoria, dada a preferência de participação às cervejarias do município organizador, com sorteio das demais participantes.

O anúncio contou ainda com representantes do Polo Cervejeiro e das cervejarias; da prefeitura de Elias Fausto; dos vereadores Lucas Leoncine, Fernando da Farmácia, Leco Soares e Silvio Dourado; do Comtur; do Senac Americana – responsável pelo desenvolvimento da logomarca e layout do evento – e de secretários municipais.

ATRAÇÕES
Além das atrações gastronômicas, o Rota Cervejeira Americana 2023 contará com uma programação musical nos dois dias. No sábado, das 11h às 22h, se apresentam as bandas e grupos Duetz4Fun, UP Blues Quarteto e Rock N’ Roça. No domingo, o evento ocorre das 11h às 21h e estão confirmados os shows de Geraldo Barbablue, Banda PlayGround e Banda London.

Haverá ainda Espaço Kids – e o edital de credenciamento para empresas de recreação no setor infantil também será publicado. Empresas com dois anos de atividade e que ofereçam os serviços de monitores, brinquedos infláveis e outros destinados ao público infantil podem participar.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Gastronomia

29 fev 2024

Os amantes da culinária podem marcar em seus calendários, pois o tão aguardado Outback Steakhouse do Tivoli Shopping tem sua

Gastronomia

16 dez 2023

Gastronomia, economia criativa, tradição local e cultura. A edição Verão 2023 do Festival Gastronômico de Santa Bárbara começará neste domingo

Gastronomia

16 nov 2023

No dia 18 de novembro, a Cervejaria Berggren comemora 14 anos de sucesso e dedicação à produção de cervejas artesanais.

Gastronomia

30 out 2023

Para incentivar o mês de conscientização Outubro Rosa, a rede de Restaurantes Dona Maria fará promoção para mulheres nesta terça-feira

Gastronomia

28 out 2023

O Estado de São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: de acordo com o último levantamento feito

Cidades, Gastronomia

26 out 2023

Os pratos inscritos pelos empreendimentos do Festival Gastronômico de Santa Bárbara – edição Verão 2023 passaram por análise técnica nesta