Redação Jornal Americanense

Cratera no deserto tem aumentado e cresce cada vez mais o risco de colapso na área

Atualmente, segundo as autoridades chilenas, a cratera alcançou os 36,5 metros de diâmetro e já seria capaz de engolir o Arco do Triunfo

Autoridades do Chile alertaram para o “alto risco de colapso” do solo na região ao redor da cratera gigante que se abriu no deserto do Atacama. Em um comunicado emitido no sábado, 27, o comitê de gestão de risco que acompanha o caso estabeleceu um perímetro de segurança ao redor da cratera.

A cratera surgiu no final de julho, a aproximadamente 600 metros de uma região povoada e de um centro de saúde de Tierra Amarilla, localizada a 800 km de Santiago. Segundo autoridades locais, a medida inicial do buraco foi de 25 metros de diâmetro, mas continuou aumentando nos dias seguintes – o que causou um nível de preocupação adicional. Atualmente, segundo as autoridades chilenas, a cratera alcançou os 36,5 metros de diâmetro.

De acordo com o comunicado do Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da Região do Atacama, medidas foram tomadas após serem identificados indícios de que havia risco de novos deslizamentos de terra ou de novas rachaduras próximas a mina Alcaparrosa, que explora cobre na região.

“Considerando que o referido cenário se configura como uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso ao referido polígono tem sido restringido, até que os estudos técnicos o justifiquem, processo que implica também o desdobramento de recursos e capacidades dos sistemas locais, o que será reforçado pelos níveis regional e nacional do Sistema Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, em etapas e conforme necessário”, diz o comunicado.

Anteriormente, autoridades já haviam estabelecido um perímetro de segurança de 100 metros em torno da cratera.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo

16 jul 2024

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, anunciou que fará uma doação mensal de US$45 milhões para a campanha presidencial

Mundo

1 jul 2024

Uma pesquisa divulgada neste final de semana pela YouGov, a pedido da CBS, revelou que 72% dos eleitores acreditam que

Mundo

30 jun 2024

O presidente da Argentina, Javier Milei, respondeu às declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que exigia

Mundo

29 maio 2024

Em um novo episódio de tensões entre as Coreias, a Coreia do Norte enviou aproximadamente 280 balões contendo fezes e

Mundo

16 abr 2024

O renomado bilionário americano, Steve Cohen, conhecido por ser o proprietário do time de beisebol New York Mets e de

Mundo

23 mar 2024

A Rússia sob o governo de Vladimir Putin tem sido palco de uma crescente onda de repressão contra a comunidade