Redação Jornal Americanense

Americana conquista importantes investimentos na segurança pública

Americana conquista importantes investimentos na segurança pública

A cidade de Americana tem recebido investimentos significativos na área de Segurança Pública, com o objetivo de aumentar a proteção de seus cidadãos. Uma das principais ações foi a implementação do 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba, que conta com aproximadamente 200 policiais e 30 viaturas, atendendo a 52 municípios da região, incluindo Americana. O Baep segue os padrões de policiamento de Choque e da Rota, proporcionando um suporte robusto à segurança local.

Um outro avanço importante foi a destinação de uma emenda federal de R$ 300 mil, solicitada pelo vereador Thiago Brochi (PL), que possibilitou a compra de 18 modernos equipamentos táticos para a polícia. Esses itens aprimoram as capacidades operacionais dos policiais, permitindo patrulhamentos táticos, gerenciamento de crises, negociações com reféns, busca de artefatos explosivos, controle de multidões e policiamento em eventos.

Além disso, um marco importante na Guarda Municipal de Americana foi a recente entrega de armamentos. Brochi teve um papel fundamental nesse processo, ao solicitar armamentos ao deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Isso resultou na entrega de 120 pistolas calibre 9 mm e 95 pistolas ponto 40, substituindo os antigos revólveres calibre 38 e proporcionando maior capacidade de resposta à Guarda Municipal.

Um outro ponto importante na segurança do município foi a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Americana e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), promovendo a integração entre o sistema da Guarda Municipal e a Muralha Paulista. Esse sistema de monitoramento, que utiliza câmeras, facilita a troca de informações entre as forças de segurança, permitindo um atendimento mais rápido a ocorrências, captura de procurados e recuperação de veículos furtados.

O projeto de lei 51/2023, por sua vez, instituiu a Diária Especial por Jornada Extraordinária (DEJE), garantindo a presença de guardas municipais nas escolas e proporcionando um ambiente seguro para as crianças.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

15 maio 2025

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mathiensen, em Americana, sofreu um furto de cabos de energia elétrica na

Polícia

14 maio 2025

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Cartel, para desarticular organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas em

Cidades, Polícia

12 maio 2025

O Canil da Guarda Municipal de Americana (GAMA) ganhou um novo integrante: o pastor alemão Lord, de cinco anos. Após

Polícia

9 maio 2025

Um ensaio de espetáculo em uma tenda de circo na cidade de Aldenhoven, na Alemanha, terminou em tragédia nesta quinta-feira

Polícia

6 maio 2025

A Romu Canil, unidade especializada da Guarda Municipal de Americana (GAMA), tem reforçado sua atuação junto à comunidade por meio

Polícia

6 maio 2025

Um passageiro de 35 anos morreu na manhã desta terça-feira (6) após ficar preso entre a porta do trem e

Anunciar ou recomendar matéria