Em 1 ano de funcionamento, desde sua inauguração em 11 de julho de 2023, a nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em Nova Odessa já realizou 1.734 atendimentos, incluindo 146 combates a incêndios, 337 resgates diversos e 61 salvamentos. No total, foram 354 vítimas humanas salvas até agora.
O caso que mais marcou a equipe, neste período, foi o desengasgamento de um mesmo bebê por conta do leite materno por três vezes. Salvo seguidas vezes pela equipe da unidade, o bebê permanece bem e seguro desde então. Os números foram apresentados nesta semana pelo tenente Antonio Carlos Brustolin Jr e toda a equipe do Corpo de Bombeiros de Nova Odessa.
Para o capitão Hudson Humphreys, “para nós (policiais militares bombeiros), é uma alegria muito grande estar um ano do ‘quartel’ do Corpo de Bombeiros de Nova Odessa”. “(Recentemente) foram feitas tratativas com a Prefeitura com o objetivo de tornar o tempo-resposta mais rápido e diminuir a espera, e prontamente fomos atendidos, devido à sensibilidade dos gestores municipais em perceber a importância deste serviço no município”, descreveu.
Para o tenente Brustolin, a existência da unidade em Nova Odessa “tem extrema importância para toda a população”, pois “antes dessa inauguração, as equipes tinham que se deslocar de outras cidades, como Americana e Santa Bárbara d’Oeste”. “Então essa (aniversário de 1 ano da corporação) é uma muito importante para nós e para os munícipes de Nova Odessa”, finalizou.
BEBÊ
A equipe lembra com carinho especial de um dos casos mais emblemáticos neste primeiro ano de operações em Nova Odessa: o desengasgamento de um mesmo bebê por três vezes durante o ano.
Segundo conta a cabo Taciane Caroline França Porto, “em uma manhã, estávamos tomando café e uma mãe chegou desesperada na base do Corpo de Bombeiros com o seu bebê de 3 meses, o Bernardo, que apresentava sinais de engasgamento”.
“Logo peguei ele do colo da mãe e realizei a manobra de Heimlich, e o bebê liberou o líquido, pois estava engasgado com leite materno. A gente fez a sucção com a bombinha e graças a Deus ficou tudo bem. Até hoje, ela passa aqui com ele e agradece o ocorrido. Fico muito feliz por estar aqui de prontidão aquele dia e poder ter salvado a vida dessa criança”, atestou a profissional.
Além deste caso, outras ocorrências também foram marcantes neste primeiro ano de operações do Corpo de Bombeiros em Nova Odessa, como o socorro de cavalo caído em fossa, o tempo-resposta ao incêndio de uma farmácia na região central da cidade e o apoio às cheias do Ribeirão Quilombo nos municípios de Nova Odessa e Sumaré – sem falar dos inúmeros acidentes de trânsito com vítimas.
OS BOMBEIROS
Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa está instalado na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. Viabilizado através de uma inédita parceria negociada pela atual gestão da Prefeitura de Nova Odessa com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado.
Cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação.
Já o Estado arca com equipe (formada por 15 policiais militares bombeiros altamente treinados), dois veículos – um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate totalmente equipada, que custa cerca de R$ 500 mil – e todos os equipamentos necessários, como um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens.
A corporação atende 24h por dia aos chamados feitos via telefone 193.