Em 1 ano de atividades, Corpo de Bombeiros da PM de Nova Odessa já salvou ao menos 354 vidas

Em 1 ano de atividades, Corpo de Bombeiros da PM de Nova Odessa já salvou ao menos 354 vidas

Em 1 ano de funcionamento, desde sua inauguração em 11 de julho de 2023, a nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em Nova Odessa já realizou 1.734 atendimentos, incluindo 146 combates a incêndios, 337 resgates diversos e 61 salvamentos. No total, foram 354 vítimas humanas salvas até agora.

O caso que mais marcou a equipe, neste período, foi o desengasgamento de um mesmo bebê por conta do leite materno por três vezes. Salvo seguidas vezes pela equipe da unidade, o bebê permanece bem e seguro desde então. Os números foram apresentados nesta semana pelo tenente Antonio Carlos Brustolin Jr e toda a equipe do Corpo de Bombeiros de Nova Odessa.

Para o capitão Hudson Humphreys, “para nós (policiais militares bombeiros), é uma alegria muito grande estar um ano do ‘quartel’ do Corpo de Bombeiros de Nova Odessa”. “(Recentemente) foram feitas tratativas com a Prefeitura com o objetivo de tornar o tempo-resposta mais rápido e diminuir a espera, e prontamente fomos atendidos, devido à sensibilidade dos gestores municipais em perceber a importância deste serviço no município”, descreveu.

Para o tenente Brustolin, a existência da unidade em Nova Odessa “tem extrema importância para toda a população”, pois “antes dessa inauguração, as equipes tinham que se deslocar de outras cidades, como Americana e Santa Bárbara d’Oeste”. “Então essa (aniversário de 1 ano da corporação) é uma muito importante para nós e para os munícipes de Nova Odessa”, finalizou.

BEBÊ

A equipe lembra com carinho especial de um dos casos mais emblemáticos neste primeiro ano de operações em Nova Odessa: o desengasgamento de um mesmo bebê por três vezes durante o ano.

Segundo conta a cabo Taciane Caroline França Porto, “em uma manhã, estávamos tomando café e uma mãe chegou desesperada na base do Corpo de Bombeiros com o seu bebê de 3 meses, o Bernardo, que apresentava sinais de engasgamento”.

“Logo peguei ele do colo da mãe e realizei a manobra de Heimlich, e o bebê liberou o líquido, pois estava engasgado com leite materno. A gente fez a sucção com a bombinha e graças a Deus ficou tudo bem. Até hoje, ela passa aqui com ele e agradece o ocorrido. Fico muito feliz por estar aqui de prontidão aquele dia e poder ter salvado a vida dessa criança”, atestou a profissional.

Além deste caso, outras ocorrências também foram marcantes neste primeiro ano de operações do Corpo de Bombeiros em Nova Odessa, como o socorro de cavalo caído em fossa, o tempo-resposta ao incêndio de uma farmácia na região central da cidade e o apoio às cheias do Ribeirão Quilombo nos municípios de Nova Odessa e Sumaré – sem falar dos inúmeros acidentes de trânsito com vítimas.

OS BOMBEIROS

Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa está instalado na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. Viabilizado através de uma inédita parceria negociada pela atual gestão da Prefeitura de Nova Odessa com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado.

Cabe à Prefeitura arcar com os cursos de instalação água, luz, telefone e alimentação dos profissionais e eventuais voluntários que venham a participar do programa de voluntariado da corporação.

Já o Estado arca com equipe (formada por 15 policiais militares bombeiros altamente treinados), dois veículos – um caminhão auto bomba com capacidade para 4 mil litros de água e R$ 2 milhões de valor de mercado, e uma unidade de resgate totalmente equipada, que custa cerca de R$ 500 mil – e todos os equipamentos necessários, como um desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens.

A corporação atende 24h por dia aos chamados feitos via telefone 193.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

21 out 2025

Lindsay Sandiford, de 69 anos, que passou 12 anos enfrentando a pena de morte na Indonésia, será libertada e retornará

Polícia

16 out 2025

A Vigilância Sanitária de Americana, vinculada à Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa) da Secretaria de Saúde, realizou na noite

Polícia

16 out 2025

Ana Júlia Alves de Sousa, de 13 anos, se tornou heroína em Dianópolis, no Tocantins, ao salvar a irmã recém-nascida

Mundo, Polícia

16 out 2025

Um bombeiro que estava de folga salvou a vida de uma mulher presa em um carro em chamas, apenas segundos

Polícia

16 out 2025

O corpo de Maria Clara Aguirre Lisboa, de 5 anos, foi encontrado enterrado e concretado no quintal da casa onde

Polícia

16 out 2025

Um incêndio de grandes proporções atingiu um apartamento em Cascavel, no Paraná, na manhã desta quarta-feira (15). A moradora, Juliane

Anunciar ou recomendar matéria