Em um vídeo gravado nesta quinta-feira (6), o Ten. Coronel PM Daniel, Comandante do 19º BPM/I, afirmou que a ameaça feita à Etec Polivalente nesta manhã se tratava de trote. “A diretora, em uma situação que causa preocupação, chamou a PM. Essa informação vazou de alguma forma e causou um certo pânico e tomou-se a decisão de suspender as aulas”.
No vídeo, ele afirma que a Polícia Militar está realizando um trabalho de prevenção. “Estamos com várias operações no entorno das escolas, com policiais da Ronda Escolar intensificando policiamento, operações com várias viaturas e várias equipes”.
“Já tive reuniões com todos os diretores aqui da região de Americana e Santa Bárbara e foi falado isso: qualquer dúvida, ligar para a Polícia Militar, onde receberá a orientação. Independentemente se for boato ou não, a gente vai reforçar o policiamento”, afirmou o Ten. Coronel PM Daniel a respeito das orientações a se tomar em casos como esse.
Ele também pede que não se compartilhem imagens dos criminosos ou dos massacres. “Em São Paulo aconteceu uma ocorrência grave. Todos sabemos que divulgaram imagens. Não deveria ter sido feito isso. Aconteceu o que se chama de “efeito contágio”, que explica a psicologia: diante disso, pessoas que têm a propensão de praticar crimes se utilizam disso para ganhar notoriedade”.