Um professor do Instituto de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi detido nesta terça-feira após um perturbador incidente que abalou a comunidade acadêmica. Segundo relatos, o docente teria agredido dois alunos e os ameaçado com uma faca e spray de pimenta.
Um dos estudantes agredidos foi identificado como Gustavo Bispo, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição. O conflito ocorreu em um contexto de manifestação dentro da Unicamp, com 20 assembleias de estudantes declarando greve em protesto contra a precariedade das condições estruturais da universidade. Essa precariedade inclui a existência de prédios provisórios com risco de incêndio e alagamento, que tem sido uma fonte de preocupação para a comunidade acadêmica.
De acordo com relatos, os alunos teriam entrado na sala do professor para comunicar a greve em andamento, quando a discussão escalou rapidamente. O professor teria sacado uma faca e começado a ameaçar os estudantes, resultando em um momento de pânico e correria.
Um dos alunos envolvidos no incidente, Gustavo Bispo, descreveu o ocorrido: “Hoje, no momento em que a Unicamp amanheceu paralisada, ao tentar um diálogo com um professor sobre a paralisação, um professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim, vindo para cima. Graças à correria dos estudantes, a gente conseguiu correr disso. Mas um professor tentou esfaquear um estudante”.
Em nota, a Unicamp publicou: “A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis. Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos.”