Redação Jornal Americanense

Câmara aprova convênio para gestão do Poupatempo

Parlamentares reuniram-se na tarde de quinta-feira (07) e discutiram projetos de relevância para população de Americana.

Seis temas diversos entraram na Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana nesta quinta-feira (07). Vereadores utilizaram do Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo para discutir propostas. O destaque ficou por conta da aprovação do convênio para gestão do Poupatempo no município. Confira abaixo.

Poupatempo Americana

Em segunda discussão, vereadores analisaram o projeto de lei de número 81 de 2022, de autoria da Prefeitura Municipal de Americana. A medida pede autorização do Poder Legislativo para celebrar convênio com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) visando a operacionalização e a administração do posto de serviços do Poupatempo na cidade de Americana.

Em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade entre os pares.

Declaração de utilidade pública

Também em segunda discussão, parlamentares discutiram o projeto de lei nº 69/2022, que declara de utilidade pública municipal a Associação do Núcleo Integrado de Lazer, Esporte, Educação e Cultura (NILEEC).

Após apreciação, a medida foi aprovada por unanimidade.

Alteração no Regimento Interno da Câmara

A abstenção de votação em projetos também foi tema de discussão entre os vereadores, sob o projeto de resolução nº 3/2022. A medida prevê alteração no artigo 191 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana.

De acordo com o regimento, a parte citada determina: “vereador presente à sessão não poderá escusar-se de votar, devendo, porém, abster-se quando tiver interesse pessoal na deliberação, justificando-se em plenário, sob pena de nulidade da votação, quando seu voto for decisivo”.

O parlamentar Gualter Amado (Republicanos) propõe a alteração do dispositivo. Em documento apresentado como justificativa, o autor afirma que abstenção é o ato de se negar ou se eximir de fazer opções políticas. Abster-se do processo político muitas vezes é visto pela população como uma forma de participação passiva do vereador em plenário. O objetivo é despertar essa discussão para que essa Casa seja um exemplo de democracia, de decisão dos interesses do nosso município. Ainda, que o objetivo de alterar a redação do Art. 191 do Regimento Interno, pretende deixar o uso do voto de abstenção apenas como uma preservação do vereador de utilizar-se quando se tratar de matéria que haja conflito pessoal de interesse, não precisando ausentar-se da votação.

Portanto, Amado propõe a inclusão de parágrafo único ao dispostivo, contemplando:

“Parágrafo único. O Vereador que se considerar impedido de votar, nos termos do presente artigo, fará a devida comunicação ao Presidente, computando-se, todavia, sua presença para efeito de quórum”.

A resolução foi apreciada pelos pares e foi rejeitada com dez votos contrários e nove favoráveis.

Retirado

O projeto de lei nº 68/2022, que dispõe sobre a proibição de canis e gatis clandestinos e a comercialização de animais provenientes destes locais, foi retirado de tramitação a pedido do autor.

Adiamentos

O projeto de decreto legislativo nº 12/2022, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, que aprova as contas da prefeitura de Americana referentes ao exercício financeiro de 2018, foi adiado por quinze dias a pedido do vereador Thiago Brochi (PSDB).

O parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 64/2022, de autoria do vereador Daniel Cardoso (PDT), que institui o programa “Farmácia 24 Horas”, foi adiado por trinta dias a pedido do autor.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

20 set 2024

Os postos de combustíveis de Americana têm sido alvo de diversas denúncias por práticas irregulares que afetam diretamente os consumidores,

Política

17 set 2024

Na sessão desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Americana discutiu projetos sobre direitos sociais e transparência. Um dos destaques

Política

17 set 2024

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) emitiu nota repudiando qualquer tipo de ofensa ou violência entre os atores

Política

16 set 2024

Pesquisa realizada pela Vitória Comunicação e Assessoria Empresarial aponta a liderança do candidato Dr. George (PL) à Prefeitura de Hortolândia.

Política

16 set 2024

José Luiz Datena (PSDB) permanecerá na corrida pela Prefeitura de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (16) o presidente do diretório

Política

16 set 2024

O candidato a prefeito de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), afirmou que recebeu na última sexta-feira (13) uma mensagem