Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Câmara de SBO convoca população a audiência pública para impedir festas com símbolos racistas

Com apoio e presença da população de Santa Bárbara d’Oeste, medida importante no combate ao racismo poderá avançar na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste chama a população a participar do debate acerca do Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, que é considerado um avanço no combate ao racismo em toda a região. O debate será realizado em audiência pública, no próximo sábado (04), a partir das 8h no Plenário Dr. Tancredo Neves. É possível acompanhar o debate pessoalmente e também pela internet.

Na prática, o projeto prevê regras de combate ao racismo no Código Municipal de Posturas de Santa Bárbara d’Oeste. Também estabelece que não será concedida licença, assim como a licença já expedida poderá ser cassada, para divertimentos e festas públicas que exponham bandeiras, nomes, emblemas, ornamentos ou outras formas de expressões que incitem ou representem ofensa à diversidade racial, cultural ou religiosa, assim como as que façam apologia de movimentos ou instituições identificadas com ideais racistas ou segregacionistas.

Na Exposição de Motivos da propositura, a autora do projeto, vereadora Esther Moraes (PL), cita a Festa Confederada, realizada há mais de 30 anos em Santa Bárbara d’Oeste, a qual ostenta a Bandeira Confederada e simbologia que, segundo movimentos negros de Santa Bárbara e região ouvidos pela parlamentar, enaltece a supremacia branca em terras barbarenses.

“A intenção é promover um debate técnico rico em informações históricas, para assim ampliar o que já vem sendo conversado entre a FDA (Fraternidade Descendência Americana) e movimentos sociais, especialmente o movimento negro. Esse assunto tem sido debatido no mundo todo e tem impacto público, por isso o papel da Câmara em intermediar a discussão e colaborar para que, enfim, encontremos um caminho no qual todos os lados sejam ouvidos, sem que ninguém se sinta oprimido ou ferido em suas manifestações”, afirma Moraes.

Para participar do debate, que será mediado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), foram convidados os historiadores e pesquisadores Cláudia Monteiro, membro da Unegro (União de Negros pela Igualdade), e Sidnei Bonfim, assim como representantes da FDA, responsáveis pela realização da Festa Confederada, e representantes do Poder Executivo Municipal.

O público interessado pode assistir à audiência no Plenário Dr. Tancredo Neves ou acompanhadar por transmissão, ao vivo, pelo site oficial da Câmara, pela rádio Santa Bárbara FM (95.9) e pelas redes sociais (@camarasbo).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Política

12 jul 2024

A Polícia Civil de São Paulo solicitou um prazo de 90 dias para concluir a investigação sobre o candidato à

Política

1 jul 2024

O médico George Burlandy, o Dr. George (PL), celebra os resultados da última pesquisa de intenção de votos para as

Política

28 jun 2024

As contas do Governo Federal apresentaram um déficit primário de R$ 60,983 bilhões em maio deste ano, o segundo pior

Política

27 jun 2024

Nesta terça-feira (25), o vereador de Americana, Thiago Brochi (PL), comemorou a conclusão de todas as promessas feitas durante sua

Política

25 jun 2024

A votação da moção de autoria do vereador Silvio Dourado (PL), que apela ao Congresso Nacional para votação e aprovação

Política

24 jun 2024

Depois do PSOL, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a implementação das escolas