Beto Silva

Candidata não eleita é retirada da sessão da Câmara de Americana

A decisão do presidente foi aplaudida por algumas pessoas que estavam na assembleia.

Na tarde desta terça-feira (8), Ana do Povo, ex-candidata a vereadora de Americana pelo PRD, foi retirada da sessão ordinária do Legislativo após ser expulsa pelo presidente da Câmara, Thiago Brochi (PL). A ação aconteceu durante a primeira sessão pós-eleição, em um momento em que Ana do Povo exibia uma bandeira do Brasil e fazia o gesto da letra “A” com a mão.

Brochi advertiu a espectadora antes de solicitar a intervenção da Gama (Guarda Municipal de Americana). “Tem alguém no público fazendo gracinha e nós estamos discutindo um assunto sério. Se persistir, vou ter que tirar o plenário. Está feita a advertência”, afirmou o presidente. Ao não acatar a advertência, Ana do Povo foi retirada pelos guardas. A decisão do presidente foi aplaudida por algumas pessoas que estavam na assembleia.

Projetos em pauta

Além do incidente, a sessão foi marcada pela aprovação do projeto de decreto legislativo da Comissão de Finanças e Orçamento, que aprova as contas da Prefeitura de Americana relativas ao exercício financeiro de 2022. A Comissão de Finanças afetou o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que também aprovou as contas do município. O advogado Dr. Bruno Gelmini forneceu uma palavra para defender a aprovação.

Outro destaque foi a aprovação unânime, em primeira discussão, do projeto de lei da vereadora Professora Juliana (PT), que institui a Semana Municipal da Maternidade Atípica. A semana será comemorada anualmente na segunda semana de maio e tem como objetivo promover políticas públicas de apoio às mães de crianças com necessidades específicas, além de fomentar o debate sobre inclusão e direitos.

Por fim, o projeto de lei de autoria do vereador Juninho Dias (PSD), que propõe alterações ao Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais em Americana, foi adiado por 15 dias a pedido do líder do prefeito, Lucas Leoncine (PSD) .

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

22 mar 2025

O vereador Alex Dantas protocolou na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, nesta quinta-feira (20), o Projeto de Lei nº

Política

19 mar 2025

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade em discussão única, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira

Política

13 mar 2025

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao justificar a escolha de Gleisi Hoffmann para o comando da

Política

13 mar 2025

A vereadora de Americana, Professora Juliana (PT), publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quinta-feira (13) respondendo ao questionamento

Política

12 mar 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (12) que nomeou Gleisi Hoffmann para o comando da Secretaria

Política

12 mar 2025

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) confirmou nesta terça-feira (11/03/2025), durante reunião semanal com os secretários e secretários-adjuntos, que a

Anunciar ou recomendar matéria